Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Prefeito Carlão foi recebido pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano

Prefeito Carlão foi recebido pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Prefeito Carlão foi recebido pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano Prefeito Carlão foi recebido pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano

O alinhamento de ações em torno do desenvolvimento da Região Turística Encantos do Jalapão foi tema de reunião entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, e do prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Irael Ribeiro dos Reis, mais conhecido como Carlão. O encontro ocorreu nesta quarta, 3, no gabinete da Agência, em Palmas, mas com promessa de uma visita do gestor aos municípios do Jalapão.

Também participaram da reunião, a primeira-dama e secretária de Ação Social, Ivete Pereira dos Reis e a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

“A proximidade com os prefeitos é uma determinação do governador Mauro Carlesse e a Adetuc está aberta aos municípios”, lembrou Jairo Mariano, ao ressaltar a importância do Jalapão como principal polo de atração turística do Estado, abrindo as portas para outras regiões, como as Serras Gerais e o Cantão.

Carlão lembrou que Jairo Mariano, como ex-prefeito de Pedro Afonso, é um conhecedor da realidade dos municípios, e ressaltou a preocupação com a infraestrutura, a qualificação profissional dos moradores de São Félix e com a preservação ambiental, ao defender a importância do ordenamento turístico para a região. “O Jalapão é muito frágil”, disse.

Potencial turístico

São Félix do Tocantins fica a 263 km de Palmas, sendo o município mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com Lizarda, ao Sul com Mateiros, a Oeste com Novo Acordo e a leste com o Estado do Maranhão. Sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. Entre seus atrativos está o Rio Novo, com pontos ideais para banho e prática do rafting, a Praia do Alecrim, fervedouros, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.