Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem Ex-prefeito de Palmas, Manoel Odir Rocha recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 Ex-prefeito de Palmas, Manoel Odir Rocha recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ele mora no Tocantins desde o início da criação do Estado, foi prefeito da capital Palmas, é médico e poeta com vários livros publicados. E nesta sexta-feira, 12, ao completar 80 anos de idade, Manoel Odir Rocha recebeu como presente a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Confesso que é um presente duplo. Eu quero primeiro agradecer a Deus por estar vivo, porque estou há três anos lutando contra o câncer. Mas sempre com a vontade de viver e saborear a vida junto com as minhas filhas. Eu também completei 50 anos como médico. Agradeço a Deus e à ciência por ter essa oportunidade que muitos não tiveram”.

Odir Rocha e centenas de outros idosos acima de 80 anos participaram na manhã desta sexta-feira da vacinação contra a Covid-19, em Palmas. A imunização seguirá até às 17h no sistema drive-thru instalado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), nos estacionamentos do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho (Centro) e do Ginásio Ayrton Sena (região Sul).

A dona de casa Maria Araújo Viana, 81 anos, e o seu esposo, Raimundo Taves Viana, 84 anos, também foram imunizados logo cedo na Capital. “Agora vamos ficar fortes. Estou muito feliz. A gente espera que essa vacina dê certo. Estamos com muita fé”, disse Maria.

Maria dos Anjos Barros Oliveira, 82 anos, também foi uma das pessoas acima de 80 anos imunizadas nesta sexta-feira. Ela recebeu a dose no posto montado no Ginásio Ayrton Sena, na região Sul de Palmas. Feliz com o imunizante, a idosa afirma que há meses esperava por essa vacina e agora, olhando para trás, ela percebe que valeu à pena cumprir todos esses meses de isolamento social para chegar neste dia. “Eu vim aqui sozinha para receber essa vacina. Estava ansiosa. Mas agora pegarei o caminho de volta pra casa aliviada e cheia de esperança, quero viver muito ainda, minha filha.”

Balanço

Em apenas dois dias, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), vacinou 77,77% do público estimado de idosos com mais de 80 anos, que é de 2.169 pessoas. Utilizando-se do sistema drive-thru, montado nos estacionamentos do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e no Ginásio Ayrton Senna, 1.687 idosos receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, sendo 1.185 nessa quinta-feira, 11, e 502 nesta sexta, 12.

"O sistema drive-thru foi montado para atingir um maior volume de pessoas, e ele se revelou bem favorável, tanto que superamos a expectativa de vacinação. Mas quem não pode ir aos locais iniciais de vacinação poderão procurar nossas unidades de saúde a partir da próxima segunda-feira, pois estando dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, serão prontamente atendidos", enfatizou a secretaria da Saúde, Valéria Paranaguá.

A Semus lembra que a segunda dose da vacina será administrada em um intervalo entre 21 e 28 dias, prazo recomendado entre as aplicações.

A aplicação continuará na próxima segunda-feira, 15, nas 32 salas de vacinas da Capital, ao público que não pôde se vacinar durante a ação. Para receber a primeira dose, o idoso deve comparecer na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, portando documento de identificação, cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), das 7 às 17 horas.

Idosos acamados e com mobilidade reduzida serão vacinados em suas casas. Os agentes de saúde entrarão em contato com o público. Em caso de dúvida, a população também pode entrar em contato com a USF de referência. 

Público Vacinado

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Palmas, 6.664 pessoas já foram imunizadas até esta sexta-feira, 12. Conforme a Semus, mais de 70% dos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e 100% dos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) receberam a primeira dose, seguindo os critérios estabelecidos no Plano Municipal de Imunização. Até o momento, a Capital já recebeu 9.091 doses da Coronavac.