Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer o combate à malária, doença endêmica na região norte, o Projeto Novo Estado (PNE), da Engie Brasil Energia, realiza a doação de diversos equipamentos essenciais para a identificação e controle da doença no Pará e Tocantins, como parte das suas ações de suporte às comunidades onde está presente.

A atividade integra o Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM), que também inclui a capacitação das comunidades locais para atuação de prevenção, controle e diagnóstico da doença. "Parte das Linhas de Transmissão do Projeto Novo Estado estão situadas em áreas onde a malária é endêmica. Sendo assim, nossos esforços são constantes para garantir que a doença permaneça controlada durante todo o período de implantação do projeto", diz Fernando Luzzi, especialista ambiental de implantação da Engie.

Na lista de ações para o reforço da infraestrutura de prevenção, controle e diagnóstico da malária nos municípios, estão a aquisição e doação de microscópios, computadores, bombas de borrifação intradomiciliar, entre outros equipamentos. Além disso, também estão sendo doados materiais impressos para uso em campanhas educativas sobre a doença. O Plano também realizará a capacitação de recursos humanos por parte dos Estados, com apoio do PNE. No total, as ações para controle da malária vão abranger 24 municípios, sendo 11 no sudeste do Estado do Pará e 13 no norte do Tocantins.

E ainda, para ratificar a importância da prevenção, diversas medidas são desenvolvidas permanentemente nos canteiros de obras do empreendimento. Entre elas estão os diagnósticos com exames de “gota espessa”, realizados em todos os trabalhadores, ações de educação em saúde, monitoramento Entomológico de Anofelinos (mosquitos) na área de influência, e atividades de controle vetorial.