Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputado Issam Saado apresenta Projeto de Lei incentivando doação de plasma sanguíneo

Deputado Issam Saado apresenta Projeto de Lei incentivando doação de plasma sanguíneo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Deputado Issam Saado apresenta Projeto de Lei incentivando doação de plasma sanguíneo Deputado Issam Saado apresenta Projeto de Lei incentivando doação de plasma sanguíneo

O deputado estadual Issam Saado apresentou um Projeto de Lei (PL) durante a sessão da tarde dessa terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) que incentiva a doação de plasma sanguíneo por pessoas curadas da Covid-19. "Esta é uma forma de contribuir com a ciência na busca pela cura dessa doença", justificou o parlamentar.

A utilização do plasma sanguíneo será para fins de pesquisas.

O deputado Issam Saado teve Covid-19, precisou de terapia intensiva e foi curado. Ele também já tomou a primeira dose da vacina. "Só quem passa por isso sabe o sofrimento que essa doença provoca na gente e na família", relata.

O doador de plasma terá como benefícios a isenção do pagamento de taxa de inscrição de concursos públicos (para o doador que tenha realizado ao menos três doações no prazo de 12 meses anteriores à publicação do edital); meia entrada em eventos culturais ou esportivos subsidiados pelo Estado; e certificado de “Amigo da Saúde”, que será utilizado como meio probatório para fins de garantias dos direitos previsto na lei.