Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Até os maiores diretores da história do cinema tem seus problemas com filmes não tão bons e com Burton não seria diferente.

Ainda assim, sua carreira não foi tão abalada a ponto de seu nome não ser reconhecido por todos no mundo cinematográfico. Portanto, confira a seguir uma lista dos piores aos melhores filmes de Tim Burton. Assine SKY e assista tudo sem sair de casa.

1. As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985)

Esse foi o primeiro longa da grande lista de Tim Burton, e talvez por isso não tenha sido um dos melhores. É uma obra bastante original, mas acabou ficando com um tom infantil demais para conquistar o público adulto.

Mesmo sem muita coerência, o filme consegue nos roubar algumas gargalhadas, mas a sua qualidade acaba deixando a desejar.

2. Marte Ataca! (1996)

Inspirado em uma coleção de cartas com imagens de alienígenas, Marte Ataca! ficou longe de conquistar o público, mesmo contando com um elenco cheio de celebridades. O enredo é confuso, não tem essência e não agradou à crítica nem um pouco.

Na tentativa de ser uma ficção científica atrelada à uma comédia, o longa acabou ficando no meio do caminho e não se encaixou em nenhum dos dois gêneros.

3. Planeta dos Macacos (2001)

Um verdadeiro desastre em forma de remake. Planeta dos Macacos não conseguiu ser salvo nem por Helena Bonham Carter. Apesar de terem despendido de muito trabalho com maquiagem e os atores terem feito treinamento circense, as boas atuações não foram suficientes para salvar o longa.

Um filme que infelizmente não carrega o brilho que as grandes produções de Burton oferecem.

4. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Esse com certeza foi um remake polêmico de Burton, já que agradou a muitos, ao mesmo tempo que desagradou tantos outros.

A obra que originalmente é de Roald Dahl acabou se transformando aos olhos de Burton em uma comédia infantil, um tanto quanto estranha. A Fantástica Fábrica de Chocolate conquistou em grande parte o público mais jovem e deixou a desejar principalmente para aqueles que insistiram em comparar o remake com a obra original.

5. Sombras da Noite (2012)

Mais uma tentativa de remake, dessa vez das série dos anos 60, que carregava uma atmosfera mesclada entre horror e comédia, mas que nas mãos de Burton acabou se perdendo e deixando muito a desejar.

Mesmo com um elenco impecável, bons figurinos e maquiagem, Sombras da Noite teve um enredo confuso, que não chegou nem à comédia e nem ao horror, deixando uma sensação de vazio no filme.

6. Os Fantasmas se Divertem (1988)

Segundo o próprio Burton, esse longa foi uma versão grotesca de O Exorcista, onde ele usou de um humor macabro, mas mesmo em 1988 conseguiu provar que já deveria ser visto e lembrado por seu talento.

Apesar de ser um longa bastante excêntrico, acabou agradando ao público da época e é lembrado como um marco até hoje.

7. Batman (1989)

A versão mais sombria de Batman que o cinema já viu e um dos homem-morcego que mais marcaram a história, com a atuação impecável de Michael Keaton.

Burton foi o responsável por dar ao lendário super-herói de Gotham City um conceito completamente diferente do que todos estavam acostumados, e de maneira extravagante foi o filme campeão de bilheteria em 1989.

8. Edward Mãos de Tesoura (1990)

O filme que revelou Johnny Depp ao mundo pode ser considerado romântico, ao mesmo tempo que trágico, o longa chega a ser apontado como a melhor obra de Tim Burton.

Um conto adulto, uma versão moderna de Frankenstein, onde o “monstro” se apaixona pela mocinha, é correspondido, mas tudo conspira contra a união dos dois.

9. Ed Wood (1994)

Burton pode até ter deslizado em alguns remakes, mas não negou seu talento ao criar essa incrível biografia de sua inspiração, o cineasta Ed Wood, considerado “o pior do mundo”.

Um filme em preto e branco sobre os processos criativos, entre suas dores e delícias. A obra chega a ser hipnotizante, mesmo com um tom estranho, um dos grandes sucessos de Tim.

10. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

A peça teatral foi levada às telonas através de Tim Burton, contando mais uma vez com Johnny Depp como ator principal e Helena Bonham Carter.

Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme, um musical gótico e sarcástico que mostrou mais uma vez todo o talento do diretor.