Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Alex Matos

Foto: Alex Matos

Membros do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) realizaram uma reunião técnica para traçar a rota de execução dos trabalhos do Projeto Foco no Fogo que darão início a semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

No planejamento, o Comitê definiu os primeiros passos que serão dados ainda em Palmas em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e o percurso para mais 30 cidades no raio de até 150km da capital a serem percorridas até o mês de agosto, sendo elas: Porto Nacional, Monte do Carmo, Ponte Alta do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Miranorte, Miracema, Lajeado/Pedreira, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Rio Sono, Paraíso, Pium, Pedro Afonso, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Peixe, Gurupi, São Félix, Mateiros, Arraias, Paranã, Almas, Icatajá, Goiatins, Filadélfia, Luzinópolis, Angico, Riachinho, Ananás e Lizarda. 

A diretora Karyne Sotero da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh (DDS), que coordena a logística de visitas do Projeto frisou que “foi definido o início dos trabalhos do projeto e começaremos na semana que vem os deslocamentos pelo interior do Tocantins levando orientação sobre os riscos das queimadas, e chegaremos, dentre outras pessoas, nas populações que não têm acesso à informação e muitas vezes desconhecem os danos que o fogo pode provocar à saúde e ao meio ambiente”.

Neste ano, o Projeto Foco no Fogo contará com mais uma modernidade, o aplicativo ODK Collect, que irá proporcionar mais agilidade aos agentes na captação dos dados pessoais de quem receberá a visita em sua propriedade através de QR Code. Além de levar orientação e educação ambiental sobre prevenção e combate às queimadas, o Foco no Fogo em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizará a entrega de cestas básicas e kits de prevenção contra o Coronavírus (Covid-19) para as famílias carentes da zona rural.

Comitê do Fogo

O Comitê do Fogo foi instituído pelo Decreto nº. 645 de 20 de agosto de 1998, no sentido de aperfeiçoar as ações de preparação, controle e prevenção, bem como na fiscalização das queimadas no Estado do Tocantins, adotando a estratégia preconizada pelo PROARCO (Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal), criado pelo Decreto nº 2.662, de 8 de julho 1998. Para a realização dos trabalhos do Comitê são realizadas reuniões periódicas, que tratam, dentre outros, de assuntos como o plano de ações anual e o calendário de autorização de queimas.