Debater, incentivar, promover, representar os direitos e ações inerentes aos povos indígenas do Tocantins. Estes são alguns dos objetivos do Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS), que elegeu a nova diretoria para o quadriênio 2021/2025 no último dia 31 de maio, em evento online, com a participação de cerca de 20 representantes e lideranças indígenas das etnias do Tocantins.
A nova diretoria passa a ser composta pela presidente Narubia Werreria, além do vice-presidente, Paulo André Ixati Oliveira Karajá, 1.º Tesoureiro Célio Roberto Pereira de Souza, 2.º Tesoureiro, Celio Indinari dos Santos Javaé; os conselheiros fiscais Kamutaja Silva Ãwa, Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente. E ainda os suplentes Micael Weheria Vinícius Batista Javaé (1º suplente) e Renato Yahe Kraho (2º suplente). Eleitos em chapa única.
A entidade, que se chamava Instituto Indigenista do Estado do Tocantins (Ingetins), iniciado em 2017, tinha como presidente Paulo André Ixati Oliveira Karajá (2017/2020), que iniciou o evento agradecendo a oportunidade e os feitos da última gestão e os novos desafios. “Esse novo momento mostra que estamos avançando na pauta indígena do Estado do Tocantins. Finalizamos um ciclo em que trouxemos as finalidades desta associação, seus objetivos e propósitos, agora nosso objetivo é avançarmos ainda mais, especialmente no que diz respeito as ações efetivas e na luta pelos direitos das populações indígenas do Estado”, concluiu.
A nova presidente Narubia Werreria reforçou os propósitos e as atividades da associação, em conformidade com as Leis estabelecidas e o Estatuto da Associação. “Estou muito grata pela oportunidade depositada em mim e em todos os membros do Instituto, que tão bem representa a pluralidade étnica-cultural dos povos indígenas do Tocantins. É um grande desafio lutar, defender e buscar garantias de direitos, que será feita com união dos povos e da sociedade civil, por uma mesma causa. O instituto passa a ser inteiramente liderado por indígenas para indígenas, por isso essa nova nomenclatura, que não deixa de ter parceiros não indígenas ou indigenistas, mas, por outro lado, tem como importância o protagonismo das vozes nativas”, confirma.
Nova Presidência
A presidente eleita Narubia Werreria, pertence ao povo Iny (Karajá), que estão localizados na ilha do bananal, é artivista indígena, cantora, compositora, pesquisadora e palestrante. Tem diversos trabalhos na luta pela defesa das populações originárias, com mais de dez anos de atuação no movimento indígena. Está como representante do Tocantins no Comitê Regional da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta. Recentemente participou do especial da Rede Globo, Falas da Terra.
Indtins
O Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS) é uma entidade sem fins lucrativos, e tem como finalidade apoiar, incentivar e executar atividades e projetos que visem promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável por meio da implementação de ações nas áreas de arte, cultura, ação social, saúde e todas as questões inerente a defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais do Tocantins.