Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

Na manhã desta terça-feira, 22, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), deputado Antonio Andrade, se reuniu com jornalistas e representantes de veículos de comunicação do Estado para um café da manhã, um bate papo onde foi abordado os novos rumos políticos que ele deve seguir, após as mudanças que aconteceram no PTB-TO.

O presidente fez um breve histórico de sua relação com o PTB que vem de longa data, sua primeira candidatura a vereador em Porto Nacional, ainda em 1996, foi pelo PTB. Lembrou que sob seu comando, na última eleição, o partido alcançou um exponencial crescimento conquistando 10 prefeituras, 11 vice-prefeituras e mais de 150 candidatos a vereadores eleitos pelo PTB. Por fim disse que sai de cabeça erguida e orgulhoso do trabalho realizado.

“Quero me reunir na próxima semana, inicialmente com os prefeitos, para expor as razões que estão nos levando a deixar o PTB e em seguida batermos o martelo sobre nosso futuro, sou um político de grupo e assim vamos juntos decidir nosso futuro”, destacou Andrade.

80% no PSL

Segundo o Presidente tudo indica que a sua nova sigla seja o PSL. “Recebi alguns convites, entre eles, o primeiro foi o Governador Mauro Carlesse, as conversas estão adiantadas, digamos que estou 80% no PSL”, informou o deputado.

Eleições de 2022

Ele foi questionado sobre sua pretensão para o ano que vem, se está definido Carlesse para o Senado e Wanderlei Barbosa como candidato ao Executivo.

“Candidatura a gente constrói e nós temos um grupo, pretendo colocar meu nome à disposição como deputado federal. Já o vice-governador, Wanderlei Barbosa, tem todos os pré-requisitos para ser o candidato do grupo e tem meu apoio. Sobre a candidatura do Governador ao Senado, é natural, mas cabe a ele esta definição.  

Candidatos de fora do Tocantins

Os jornalistas quiseram saber a opinião de Antonio Andrade sobre as possíveis candidaturas de personalidades de fora do Tocantins.

“A gente vê com preocupação, é um desrespeito grande... nós não temos capacidade ou condições de representar nossa comunidade? Sou tocantinense e acredito nas pessoas que querem lutar pelo bem do nosso Estado[...] Essa questão do PTB pra mim é passado, não tenho rancor e quem tem que avaliar é o eleitor.  

Cenário Nacional

Sobre o cenário nacional os jornalistas quiseram saber a posição de Antonio Andrade em relação a polarização Lula x Bolsonaro.

“O Lula é um nome fortíssimo para o ano que vem, já Bolsonaro vem perdendo espaço com esta pandemia, mas ainda está muito longe e muita coisa pode acontecer. Pelas conversas que eu tenho com o governador, Bolsonaro tem sido um grande presidente para o Tocantins, ele tem dado todo o suporte ao nosso Estado. Como eu disse eu sou um homem de grupo e se o Governador decidir acompanhar o Presidente Jair Bolsonaro eu vou estar junto, com a mesma ideologia”, disse Andrade

O deputado encerrou a coletiva agradecendo a presença de todos e lembrando que a preocupação com a pandemia ainda é grande, que as UTIs estão lotadas e ainda exige todos os cuidados de cada um de nós.