Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) participa do Fórum sobre Proteção Integrada de Fronteiras e Divisas, que tem como objetivo viabilizar a integração, em âmbito federal, estadual e municipal, de ações de prevenção e combate ao crime nas regiões de fronteiras e divisas. O evento que teve início nesta quarta-feira, segue até esta quinta-feira, 24, e tem como pauta a discussão ampla e multidisciplinar sobre a gestão conjunta de fronteiras e divisas, reunindo representantes das Secretarias de Segurança estaduais e órgãos federais que integram o Programa de Proteção Integrada de Fronteira (PPIF).

A Delegada-Geral da PC-TO, Raimunda Bezerra, e a representante da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Ana Carolina Coelho participam do evento E auxiliam na elaboração de diagnóstico que subsidiará as futuras ações do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras e do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas. Na oportunidade, os estados devem compartilhar experiências e discutir iniciativas, trabalhando protocolos integrados em quatro áreas temáticas relevantes: operações integradas; cooperação regional e internacional; políticas públicas; integração e desenvolvimento regional.

“Ações são muito importantes, porque além de desmanchar o crime organizado, ainda se revertem na descapitalização e na alienação dos artigos oriundos do crime, de forma a devolver esses recursos para a sociedade em forma de políticas públicas", explicou a Delegada Geral.

Fronteiras Protegidas

A operação Hórus, foi desenvolvida com o intuito de coibir o crime nas fronteiras e divisas do Tocantins. Por meio desta operação, deflagradas no início de abril deste ano, diversas prisões e apreensões foram realizadas pela Polícia Civil. Até o momento, foram contabilizadas mais de 200 ocorrências de tráfico, receptação, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e roubo. Foram apreendidos 248,79 kg de drogas, entre elas, maconha, skank, cocaína, crack e outras sintéticas. Além das drogas ilícitas também foram apreendidas 436 munições, 44 armas de fogo, 39 veículos, materiais destinados ao tráfico de drogas e dinheiro. Cerca de 135 pessoas foram presas em flagrante, destas, 17 são menores de idade.