Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thassio Borges

Foto: Thassio Borges

Em cumprimento à determinação do governador Mauro Carlesse, no sentido de fortalecer as diretrizes da gestão municipalista, o secretário da Indústria Comércio e Serviços, Tom Lyra, recebeu os prefeitos da região econômica do Vale do Araguaia nessa quarta-feira, 30, na sede da pasta. O encontro teve como principais objetivos compreender as demandas dos gestores municipais, debater projetos que visam ao desenvolvimento socioeconômico da região, estabelecer a cooperação entre Estado e Municípios e, principalmente, apresentar o Plano de Desenvolvimento Local. Durante o evento, foram respeitados todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Estiveram presentes os prefeitos de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.

Num primeiro momento, os gestores municipais puderam conferir os dados geopolíticos, econômicos e sociais do Vale do Araguaia e específicos de suas cidades e, dessa forma, estabelecer relações comparativas com os números nacionais e de outras regiões do Tocantins. A região possui uma área total de 42.669.763km² e a população estimada é de 143.558 habitantes, o que corresponde a 8,94% da população tocantinense. O PIB é de 3,061 bilhões; 9% do PIB Estadual.

Segundo o secretário Tom Lyra, tão importante quanto compreender a realidade dos municípios, é planejar ações e estabelecer metas. “Para que isso seja possível, estamos à disposição dos prefeitos, por meio da Sala de Suporte Empresarial. Quando o governador Carlesse me incumbiu para promover estes encontros, encarei a determinação como uma missão, principalmente neste pontapé inicial, com os gestores do Vale do Araguaia, uma das regiões mais produtivas do Estado, com destaque para a produção de grãos e sementes. Nesse sentido, estamos prontos para firmar parcerias e, juntos, desenvolvermos ainda mais o nosso Tocantins”, pontuou o gestor, estendendo a disponibilidade a toda a equipe da Sics e garantindo o apoio institucional aos prefeitos e seus assessores.

Os prefeitos também tiveram a oportunidade de ouvir o secretário Estadual de Saúde, Edgar Tollini, que explanou acerca das medidas que estão sendo tomadas no enfrentamento da pandemia. Na ocasião, o gestor enfatizou o avanço da vacinação no Estado. Segundo Tollini, o Tocantins recebeu mais 32.190 doses de vacinas. Isso significa que, com esse quantitativo, o Estado ampliará a população em geral vacinada. O secretário aproveitou o momento para reiterar o pedido, aos prefeitos, para que mobilizem a comunidade local quanto à importância da vacinação.

Outro assunto discutido foi a educação. Adriana Aguiar, gestora da Seduc, que também pôde debater com os prefeitos, defendeu que o empreendedorismo pode ser uma alternativa no combate ao desemprego e que o programa Juventude Empreendedora, elaborado pela pasta, capacitará jovens tocantinenses interessados em desenvolver seus próprios negócios.

Para o prefeito de Dois Irmãos, Geciram Saraiva, o encontro representou um momento histórico. Reunir todos os gestores da região do Vale do Araguaia, segundo o gestor, demonstra o olhar atento do governador Carlesse para as cidades do interior. “Na nossa cidade, ainda não temos uma pasta que se dedica aos assuntos relativos à indústria e comércio. Depois dessa reunião, certamente, irei articular para que tenhamos um setor específico dentro da organização municipal”, indicou o prefeito.

Levando em conta o processo de industrialização do Estado do Tocantins, a disponibilidade de energia elétrica é um dos fatores primordiais. Para responder aos questionamentos dos prefeitos, o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardec Ferreira, esteve no encontro e explicou que cada município possui particularidades, se colocando à disposição para encontrar as soluções disponíveis.

Reiterando a importância do evento, o secretário Tom Lyra, agradeceu o comparecimento dos prefeitos e elogiou a atitude dos gestores. “A região do Vale do Araguaia é riquíssima, temos a obrigação, enquanto Governo, de dar o apoio necessário para que as cidades se desenvolvam e, consequentemente, o Tocantins continue crescendo e mantendo a atual pujança econômica. Disponibilizamos, aos prefeitos, informações precisas e confiáveis acerca de seus municípios e ouvimos atentamente cada gestor.  Agora, irei levar as demandas ao governador Mauro Carlesse que, certamente, não medirá esforços para atendê-las”, concluiu Tom Lyra, chancelando o compromisso através da assinatura do Termo de Cooperação com cada município.

Termo de Cooperação

O Termo de Cooperação, assinado pelos gestores, tem como principais objetivos consolidar a mútua cooperação entre os signatários (Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços e Municípios), com foco nos seguintes pilares estratégicos: promover a integração entre os governos e setores produtivos, visando ao Desenvolvimento Regional do Tocantins; mapear as oportunidades e potencialidades locais; ativar a rede de relacionamentos entre governo e os municípios, por meio da estruturação dos grupos estratégicos nas 8 regiões econômicas.

Próximas etapas

Em atenção ao plano de promover o desenvolvimento socioeconômico de todo o Tocantins, os próximos encontros serão com os gestores municipais das regiões do Bico do Papagaio, Norte, Médio Norte, Metropolitana, Portal do Jalapão, Sul e Sudeste.