Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marcos Veloso

Em Gurupi, a noite desta quinta-feira, 1º, foi marcada pelo lançamento do canal digital 5.2 HD da TV Assembleia e do canal 5.3 HD TVE Unitins. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do governador Mauro Carlesse, da prefeita Josi Nunes, do vice-prefeito Gleydson Nato e de vários secretários municipais, além de autoridades estaduais.

Marcada pela assinatura do termo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e a Prefeitura de Gurupi. A parceria visa divulgar, na programação do canal da TV Assembleia, conteúdos informativos produzidos pela Prefeitura ou veiculados em seus canais oficiais de comunicação, como site e redes sociais. A partir de agora, os moradores de Gurupi terão mais um canal para acompanhar as informações e os conteúdos do legislativo estadual pertinentes às atividades dos parlamentares tocantinenses, além de programação educativa e de interesse do cidadão.

O presidente da Aleto, deputado Antônio Andrade, destacou a importância dessa parceria na prestação de contas das ações da Casa de Lei Estadual para a comunidade. “Estamos fazendo essa parceria com a prefeita Josi para que nós possamos divulgar também as ações do Município, para que a população de Gurupi possa realmente assistir aos deputados, ver o trabalho dos deputados. E nós queremos, no futuro bem próximo, fazer uma parceria com a Câmara de Vereadores para que possamos também transmitir as sessões da Câmara na TV Assembleia”, frisou o presidente.

Também presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Rodrigo Maciel, enfatizou que a chegada do canal digital da Aleto na cidade é um passo muito importante na transparência das ações dos poderes executivo e legislativo. “Tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Vereadores de Gurupi poderão demonstrar seus trabalhos e as ações em prol da nossa cidade. Os dois poderes terão oportunidade de dar transparência para a população que terá mais um canal para acompanhar e fiscalizar o ato dos dois poderes”, frisou.

O vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato, enfatizou a importância de a gestão municipal trabalhar em parceria com outras instituições para trazer mais benefícios à comunidade. “É dessa forma que nós estamos sempre procurando trabalhar, buscando toda e qualquer parceria que venha beneficiar o povo, que venha ao encontro das necessidades da nossa gente”.

“Comunicação é tudo. Tudo o que fazemos deve ser socializado, divulgado para a nossa comunidade. Eu estou muito feliz com essa parceria entre a TV Assembleia, a Prefeitura de Gurupi e a Câmara Municipal. E nós temos também a possibilidade de ter um canal digital de TV ou de rádio para divulgar as ações realizadas pela Prefeitura, sendo mais um canal de comunicação à disposição da nossa população”, ressaltou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, enfatizando que a parceria entre os poderes estadual, municipal e federal tem trazido projetos e ações que irão beneficiar a comunidade gurupiense.

O governador Mauro Carlesse enfatizou o papel da comunicação, no sentido de dar visibilidade e transparência às ações do poder público. "Os deputados apresentam seus projetos de melhoria para o Estado e muitas vezes a população não fica sabendo. Nessa pandemia, por exemplo, eles destinaram cerca de R$ 40 milhões [por meio de emendas parlamentares] para a aquisição de kits alimentação; nós precisamos levar essa informação para a população, e a TV Assembleia vem para estreitar esse laço e melhorar essa comunicação".

O lançamento da TV Assembleia foi prestigiado também pelo vice-governador, Wanderley Barbosa, pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, pelo promotor de Justiça, Reinaldo Koch Filho, pelo presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Rodrigo Maciel, e demais vereadores, parlamentares e secretários municipais e estaduais.

Parceria

A chegada do sinal digital da TV Assembleia a Gurupi foi possível graças à cooperação técnica com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que a partir de agora transmitirá a programação de conteúdos de seus conteúdos educativos pelo canal 5.3, mesmo sinal em que retransmitirá parte da programação nacional da TV Cultura, mantida pela Fundação Anchieta, de São Paulo.

O sinal digital da TV Assembleia na cidade será transmitido pelo canal 5.2, por meio do qual os moradores de Gurupi e região passam a ter acesso às reuniões das comissões, sessões plenárias da Assembleia, programas regionais e parte da programação da TV Câmara. Além disso, por meio de parcerias, a TV Aleto divulga as ações do Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.