Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cinema já existe há mais de um século e desde sua origem existem dois modelos visuais para se contar uma história: através de animações curtas ou por meio de atores em carne e osso contracenando entre si e objetos de cena.

Conforme as décadas se passaram no século 20, a tecnologia cinematográfica evoluiu constantemente a ponto de conseguir integrar animação 2D no meio de filmes live action, ou seja, filmes com atores em carne e osso.

O experimento desenvolveu uma técnica que, apesar de complexa, provou ser muito divertida para os espectadores a tal ponto que, ainda hoje, existem lançamentos que trazem essa bela mistura de abordagens.

Aproveitando a ocasião, separamos sete ótimos filmes que trazem a mesma técnica para você conferir na SKY TV.

Nos cinemas, nesta semana, é lançado Space Jam: O Legado, trazendo Lebron James e mais atores contracenando com os personagens animados clássicos Looney Tunes que fizeram a alegria de muita gente.

Uma Cilada para Roger Rabbit

De 1988, produzido pela Disney com o cineasta Steven Spielberg, Uma Cilada para Roger Rabbit foi tão revolucionário que até hoje se trata de um verdadeiro marco cinematográfico.

Trazendo uma história de investigação situada em 1947 em Los Angeles, acompanhamos Eddie Valiant, um detetive particular contratado para descobrir como provar a inocência do astro Roger Rabbit, acusado injustamente de homicídio.

Impressionante até hoje pela técnica da mistura da animação com os atores em carne e osso, Uma Cilada para Roger Rabbit é considerado um dos responsáveis pelo renascimento da animação na Era de Ouro da Disney nos anos 1990.

Scooby-Doo

Apesar de contar com inúmeros filmes animados, a marca Scooby-Doo só veio a ter seu primeiro filme live action em 2002. Com roteiro de James Gunn, hoje cineasta renomado da Marvel, o longa traz a turma da Máquina do Mistério viajando para a ilha Spooky Island onde existe um parque de diversões.

O proprietário, convencido de que há uma maldição no lugar, implora para que Fred, Velma, Daphne, Salsicha e Scooby tentem resolver o mistério que pode acabar falindo seu negócio.

Apesar de não contar com mistura de animação 2D, o filme foi um dos primeiros a apresentar a mesclagem de atores reais contracenando com personagens virtuais em 3D, no caso, o cachorro falante Scooby-Doo.

Space Jam

Tornando-se um marco para a geração dos anos 1990, Space Jam foi um sucesso tremendo a ponto de ser inesquecível de muita gente tanto que, mais de vinte anos depois, ganhou uma nova sequência nos cinemas.

No filme original, de 1996, pequenos alienígenas desesperados invadem a Terra em busca dos personagens Looney Tunes em uma tentativa de manter seus empregos em seu planeta natal.

Convencidos de que se trata de uma besteira, Pernalonga e Patolino definem que aceitam viajar para o lugar se eles perderem uma disputa de basquetebol. Porém, os pequenos aliens possuem poderes mágicos e roubam o talento das maiores estrelas do NBA.

Para tentar não perderem sua liberdade, Pernalonga e Patolino então partem para convencer o astro aposentado Michael Jordan a jogar no time deles e virar o jogo.

Looney Tunes: De Volta a Ação

Depois do sucesso de Space Jam, até que levou um tempo para a Warner investir novamente em uma animação misturada com live action.

A turma dos Looney Tunes só reapareceu nos cinemas em 2003 trazendo Brendan Fraser como protagonista, aproveitando o sucesso da carreira do ator no momento graças aos filmes A Múmia.

Nessa aventura, Pernalonga e Patolino partem para ajudar um fracassado dublê de filmes cuja história desponta em um mistério grandioso envolvendo uma pedra mística. O grande problema é que a malvada indústria ACME também está atrás da mesma pedra com planos de dominação global.

Monkeybone

Também estrelado por Brendan Fraser, Monkeybone é um dos clássicos obscuros que misturam live action com animação 2D. Dirigido por Henry Selick, um dos maiores especialistas em animação da Disney, o longa é considerado um clássico cult.

Em uma narrativa um pouco mais adulta, conhecemos a história de Stu Miley, um desenhista de histórias em quadrinhos que sofre um acidente e entra em coma e a partir de então, vive uma fantástica aventura no limite entre a vida e a morte, onde encontra sua principal criação, Monkeybone, que o ajuda a enfrentar a Morte para que possa retornar à realidade.

Meu Amigo o Dragão

Curiosamente, o mesmo profissional de Monkeybone, Henry Selick,estava envolvido na produção do clássico da Disney de 1977: Meu Amigo o Dragão. Atuando como animador, Henry fez a diferença nesse que é um dos primeiros projetos a misturar live action com animação.

No filme, conhecemos a história de Peter, um garoto pobre e marginalizado que vive em uma aldeia em 1900. Fugindo de sua família abusiva, ele conhece um dragão mágico chamado Elliot - o dragão é totalmente animado em 2D. Com a ajuda do novo amigo que tem a habilidade de torná-lo invisível, Peter tenta encontrar uma nova família amorosa enquanto tenta disfarçar a existência do dragão mágico que pode assustar a todos.

Paddington

Baseado nos livros do ursinho Paddington que são publicados desde 1958, o filme de 2014 é um dos longas infantis mais elogiados da História do Cinema.

Misturando a técnica de animação em computação gráfica para dar vida ao simpático ursinho Paddington com a encenação com atores reais, a simples história infantil conquistou muitos corações e prêmios durante seu lançamento.

O filme traz Paddington visitando Londres pela primeira vez em busca de reencontrar um amigo. Sem sucesso, ele aceita a ajuda da família Brown para ter um lugar onde morar e se alimentar. Enquanto causa um verdadeiro caos na casa dos Brown por conta dos seus hábitos animais, o ursinho segue à procura do amigo.

Porém, a jornada se torna muito mais complicada quando uma taxidermista do Museu de Londres decide que quer ter esse raro urso falante em sua coleção.