Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Qualquer pessoa que teve sua infância durante as décadas de 1980 e 1990, sabe que alguns desenhos simplesmente marcaram tremendamente a memória.

Como grande parte era exibida primeiro em canais de TV paga para então, anos depois, chegar nas emissoras abertas, os desenhos conseguiram encontrar diferentes gerações que se apaixonaram pelas obras.

Depois de anos sem serem exibidas, essas séries animadas encontraram novamente às telas através dos serviços de streaming que estão cada vez mais populares que você confere com a internet da SKY TV. Agora, uma das plataformas mais assinadas do mercado também traz uma forte dose de nostalgia.

Selecionamos cinco das mais amadas que marcaram gerações para você rever e descobrir antigas emoções.

Homem-Aranha: A Série Animada

Original da Fox Kids, a série animada do Homem-Aranha foi uma das primeiras a realmente investir em uma narrativa épica sobre o super-herói ao decorrer de 65 episódios em cinco temporadas.

Graças a diversos acordos contratuais, a série apresentava diversos outros personagens da Marvel nas aventuras do Teioso. Crossovers com os X-Men, Justiceiro, Demolidor, Homem de Ferro e até mesmo o Blade acontecem nos episódios.

Como se trata de um desenho que traz uma história contínua, sempre trazendo novos vilões clássicos do cânone do personagem, é importante assistí-la desde o começo. Entretanto, como traz uma história realmente intrigante, conferir o seriado inteiro é uma grande diversão.

X-Men: A Série Animada

Antes do sucesso da série animada do Homem-Aranha, a Fox Kids primeiro investiu na série animada dos X-Men em 1992. Também contando com cinco temporadas, a série teve 76 episódios exibidos se provando um grande sucesso para a garotada na época.

Ajudando a popularizar as melhores histórias dos super-heróis mutantes, cada temporada traz um arco específico reunindo os personagens para superar uma grande ameaça. Entretanto, enquanto tinha um escopo grandioso nas aventuras e sagas apresentadas, os roteiristas também focavam no drama particular de personagens importantes.

O triângulo amoroso entre Jean Grey, Ciclope e Wolverine rende momentos importantes e bastante adultos na série, abordando a dor de um amor não correspondido, além de manterem a problemática original dos quadrinhos envolvendo preconceito e racismo contra o grupo mutante. Vale a pena ver e rever.

DuckTales

Após a morte de Walt Disney, levou um bom tempo para a Disney encontrar sua mudança de paradigma e finalmente se render aos encantos da televisão pensando em criar conteúdo exclusivamente para essa mídia.

Foi somente em 1987 que a empresa conseguiu emplacar um de seus maiores sucessos: a série DuckTales. Possuindo quatro temporadas que trazem cem episódios animados, DuckTales foi uma das obras que conseguiram marcar época a ponto de ser relevante até hoje.

Adaptando muitas das aventuras dos gibis escritos por Carl Barks, DuckTales é sobre a convivência de Tio Patinhas com seus jovens sobrinhos Zezinho, Luizinho e Huguinho que foram enviados por Pato Donald para serem cuidados na mansão de Patinhas.

Embora existam mudanças importantes na relação de Patinhas com os três jovens sobrinhos, a série traz episódios que possuem suas próprias narrativas fechadas geralmente focando em aventuras que apresentam alguém tentando roubar a fortuna de Patinhas ou do grupo partindo em uma caça ao tesouro ao redor do mundo.

Além disso, uma das maiores inovações da animação era seu tom paródico, pegando referências dos ícones pop do audiovisual do momento como James Bond, Indiana Jones e Sherlock Holmes. Em 2017 a série ganhou um remake igualmente elogiado que também está disponível na Disney+.

As Gárgulas

Depois do final de DuckTales, a Disney demorou um tempo para conseguir encontrar um novo sucesso. Foi somente em 1994 que, com As Gárgulas, a empresa do Mickey Mouse conseguiu emplacar uma nova animação popular para o mercado televisivo. A série foi renovada por três temporadas, conseguindo a marca impressionante de 78 episódios produzidos.

Com temática ousada, As Gárgulas abordava assuntos complexos e difíceis de serem apresentados para o público infantil, mas o debate era necessário e os pais aprovaram. Em um dos episódios, há toda uma discussão acerca das consequência da violência advinda das armas de fogo.

Além disso, a série sempre apresentava conceitos históricos e mitológicos bastante importantes para o desenvolvimento educacional das crianças. Não era raro encontrar referências históricas nórdicas, a lenda do Rei Arthur e muita inspiração nas obras clássicas de William Shakespeare.

A história acompanha um grupo de quatro gárgulas que viviam no ano 994. Depois de falharem em derrotar um vilão místico, uma magia é lançada as obrigando adormecer por mil anos. Ao despertarem em 1994, se dão conta de como o mundo está diferente do que conheciam antes. Jogadas em Nova Iorque, elas decidem proteger os cidadãos contra o crime que assola a cidade, mas sempre se escondendo durante o dia por causa de sua aparência temível.

Darkwing Duck

Impressionada pelo sucesso de DuckTales, não tardou muito da Disney tentar lucrar com uma proposta similar trazendo mais personagens da família “pato” da turma do Mickey Mouse.

Lançada em 1991, Darkwing Duck é derivada de DuckTales e traz até mesmo alguns de seus personagens, como o caso do Capitão Boing. A série é de ação e conta com a forte sátira ao universo do Batman, personagem da DC. O próprio protagonista, o Darkwing Duck, é uma paródia do personagem.

A série contou com três temporadas trazendo 91 episódios completos. Por ser bastante despretensiosa, marcou gerações pelo seu humor irreverente e a relação entre pai e filha com Darkwing e Gosalyn.