Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação/Seisp

Foto: Divulgação/Seisp

Mesmo atendida com serviço de coleta de lixo regular em 100% de abrangência de seu território, ainda é frequente a presença de entulho descartado em áreas verdes e lotes baldios em Palmas/TO. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) da capital, de janeiro a junho deste ano, foram recolhidos 34.620 metros cúbicos de entulho por toda a cidade. Considerando somente o mês de julho, até a última terça-feira, 27, foram recolhidos 4.944 metros cúbicos. Nesse volume todo estão lixo comum, móveis inservíveis, restos de obra, resíduos de carvão, recicláveis, restos de material orgânico, tudo acumulado de modo a atrair transmissores de doenças.

Para garantir que esse tipo de transtorno não aumente, é importante conhecer os dias de passagem do caminhão de coleta e planejar os dias para dispor o lixo doméstico em lixeiras e contêineres da sua rua. Confira o itinerário dos caminhões no seguinte link: https//www.palmas.to.gov.br/portal/noticias/conhecer-o-itinerario-da-coleta-de-lixo-da-sua-quadra-ou-setor-ajuda-a-manter-sua-vizinhanca-mais-limpa/27033/

Denuncie 

Além disso, a pasta pede que os moradores informem pelos telefones (63) 3212-7417 e (63) 3212-7426 de segunda a sexta-feira no período de 13 às 19 horas onde há acúmulo para realização da limpeza devida. No entanto, é importante frisar que o serviço acarreta custos ao Município.  O custo aos cofres públicos com equipe e maquinário designado para recolhimento de lixo durante todo o ano de 2020 chegou a R$ 550.000,00.

O descarte irregular de lixo sujeita o autor à punição em Palmas, cuja multa pode chegar a R$ 2 mil, como prevê o Código Municipal de Posturas. Para isso é preciso que denúncias sejam feitas pelo 153 (Guarda Metropolitana), 190 (Polícia Ambiental) ou à Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-6464-156 ou e-mail ouvidoria@palmas.to.gov.br.

Mas para onde direcionar inservíveis?

- Pneus velhos - Todo pneu inservível deve ser levado ao Ecoponto de Pneus, na Avenida I quadra 129 A lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I, região Sul de Palmas. O horário de funcionamento é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. 

- Animais mortos - Corpos de animais são recolhidos por serviço contínuo que realiza tratamento adequado para resíduos biológicos. O recolhimento pode ser solicitado pelo telefone (63) 3212-7426 das 13 às 19 horas.

- Poda de jardim -  A recomendação é que seja primeiramente realizado pedido de coleta pelo telefone (63) 3212-7426, das 13 às 19 horas para que seja recebida a orientação para disposição em calçada domiciliar somente às vésperas da coleta programada. Morador também pode direcionar a um dos Ecopontos de Galhadas de Palmas, seja no localizado na Avenida NS-10, quadra ASR-SE 55 (512 Sul) ou no ecoponto instalado no Condomínio Empresarial e Industrial de Palmas (saída para Porto Nacional), das 7 às 18 horas. 

- Materiais de construção - Resíduos de demolição ou sobras de revestimento, concreto, telhas e tijolos quebrados, isto é, todo resíduo gerado deve ser direcionado à área licenciada para destinação de todo residual da construção civil por empresas de disque-entulho. O construtor ou cidadão que contrata uma obra tem liberdade para escolher a empresa de sua preferência, que disponibiliza contêineres de ferro para descarte desses resíduos.

- Óleo de fritura - Jogar óleo vegetal usado na rede de esgoto danifica encanamento e prejudica tratamento de esgoto. Palmas possui ecopontos de óleo usado na Feira da 304 Sul e no estacionamento do Tribunal de Justiça, na Praça dos Girassóis. O resíduo deve ser guardado em embalagens vedadas.

- Recicláveis - Confira onde é possível entregar embalagens plásticas, papelão, latas de refrigerantes e garrafas de vidro, por exemplo, para reaproveitamento por cooperativas de recicláveis no seguinte link: https//www.palmas.to.gov.br/portal/noticias/coleta-seletiva-barateia-custo-com-limpeza-preserva-o-meio-ambiente-e-gera-renda/28297/