Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), não assinou a nota pública de governadores em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF). O documento foi divulgado nesse domingo, 15.

Apesar de não mencionar diretamente os ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao STF, a nota afirma que a Suprema Corte e seus ministros vêm sofrendo ataques frequentes. 

“Os governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões”, consta na nota. 

Assinaram o documento 13 chefes de executivos estaduais e do Distrito Federal. Outros 12, incluindo Carlesse, se eximiram do apoio ao STF. Confira os nomes ao final do texto. 

O governador do Tocantins não comentou o assunto em nenhum de seus canais oficiais. A reportagem do Conexão Tocantins solicitou posicionamento de Carlesse via Secretaria de Comunicação (Secom) mas até o fechamento desta matéria a resposta ainda não havia sido enviada. 

Os governadores que assinam o documento defendem que somente com um judiciário livre é possível garantir o Estado Democrático de Direito e se comprometeram a garantir a integridade do Poder Judiciário. 

Confira a nota na íntegra. 

Nota pública dos governadores em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal

Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário.

Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Brasília, 15 de agosto de 2021.

Rui Costa - Bahia

Flávio Dino - Maranhão

Paulo Câmara - Pernambuco

João Doria - São Paulo

Eduardo Leite - Rio Grande do Sul

Camilo Santana - Ceará

João Azevêdo - Paraíba

Renato Casagrande - Espírito Santo

Wellington Dias - Piauí

Fátima Bezerra - Rio Grande do Norte

Renan Filho - Alagoas

Belivaldo Chagas - Sergipe

Ibaneis Rocha - Distrito Federa

Waldez Goés - Amapá