Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu nesta sexta-feira, 20, que já tem preparado um Plano de Retomada das Cirurgias Eletivas no Tocantins, aguardando mudanças no cenário da pandemia para outras providências. Além disso, a pasta informou que estudos estão sendo feitos para viabilizar a realização destes procedimentos, utilizando-se recursos do próprio tesouro do estado, uma vez que o Governo Federal não está efetuando as remessas de verbas para essa finalidade, em razão de decreto de risco pandêmico.

Segundo a saúde, devido à pandemia da covid-19, o Governo do Tocantins - seguindo recomendações do Ministério da Saúde (MS) - suspendeu a realização de procedimentos eletivos, em virtude da falta de segurança, alto índice de contaminação em unidades hospitalares, baixo estoque de insumos e a falta de sangue para a realização das cirurgias.

A SES ressalta, ainda, que está trabalhando, a princípio, no redirecionamento das cirurgias eletivas de média e pequena complexidade, a serem realizadas nos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), onde não há internações de pacientes acometidos pela Covid-19. É reforçado pela pasta que  tais ações seriam custeadas pelo Governo Estadual, em parceria com os municípios que administram tais unidades hospitalares, condicionadas a produção executada.