Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mesmo durante o período de férias, o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) não teve recesso e 207 tocantinenses foram beneficiados entre os dias 16 e 23 de julho com cirurgias eletivas, na rotina das unidades hospitalares estaduais e por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), o Opera Tocantins.

“Foi uma cirurgia excelente. Estou muito feliz inclusive com o prazo que foi de três meses de espera. Agradeço a toda à equipe que tem todo um carinho com a gente, as enfermeiras têm uma alegria contagiante, os médicos, técnicos, enfermeiros e até as senhoras da limpeza são muito atenciosos”, disse, Luciane Pereira, que realizou cirurgia de colecistostomia no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

De acordo com o titular da SES-TO, Afonso Piva de Santana, “mês de julho é conhecido como um momento de descanso, mas a saúde não tem pausa, pois quem está doente não pode esperar. Por isso, agradecemos às equipes dos hospitais que continuaram a mobilização para atender as demandas dos tocantinenses e amenizar a fila de espera por cirurgias eletivas”.

“Eu estou gostando muito da administração do governador Wanderlei Barbosa. Estou em tratamento vip aqui no hospital, não tem diferença de hospital particular que eu também já fiquei. Eu quero parabenizar o governador e toda a equipe e o diretor do hospital que veio falar comigo”, agradeceu o paciente, Jeová Soares Barbosa, que realizou uma cirurgia de hernioplastia inguinal.

A SES-TO tem dado todo o suporte aos pacientes que necessitam de procedimento eletivo. Em muitos casos, os motoristas da Pasta vão até a residência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os levam até a unidade em que será realizado o procedimento, a fim de agilizar o translado e proporcionar conforto.

A moradora de Esperantina, Maria Roselina Gonçalves Silva, realizou no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) sua cirurgia e conta que “Quero agradecer ao nosso governador que tem se empenhado, para que tenhamos essa conquista, pois muitas vezes não temos condição de fazer a cirurgia. Estão todos de parabéns e toda equipe é muito atenciosa”.

Procedimentos

Na última semana foram feitos procedimentos cirúrgicos no Hospital Regional de Araguaína (31); Hospital Regional de Miracema (28); Hospital Regional de Gurupi (05); Hospital Geral de Palmas (57), Hospital Regional de Augustinópolis (24), Hospital Regional de Guaraí (39), no Hospital Regional de Xambioá (08), Hospital Regional de Paraíso (12) e Hospital Regional de Porto Nacional (03).

Até o dia 24 de julho, conforme dados do Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera por Cirurgias Eletivas (Sigle), em 2023, o Governo do Tocantins já realizou 8.945 cirurgias eletivas.  Esses procedimentos foram realizados em unidades hospitalares administradas pela SES-TO; em hospitais municipais, por meio de convênios firmados entre o Governo do Tocantins com municípios, além de contratos com hospitais privados, custeados pelo Tesouro Estadual.