Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A semana começou com arte, cultura e educação ambiental com uma série de apresentações online do espetáculo teatral “Geringonça”, do grupo de teatro Artpalco. A teve início na segunda-feira, 23, e segue até a próxima sexta-feira, 27. De graça, online e para toda família, as lives são transmitidas sempre 9 e 14 horas, no canal do Youtube do Grupo Artpalco.

O espetáculo teatral é construído no universo "clownesco" e conta a história de quatro palhaços que constroem uma geringonça para ir à praia e resolvem chegar ao mar pelo rio, que está poluído e assim são impedidos pelos agentes poluentes a chegar ao seu destino. Contando com a ajuda de um gênio maluco, começa então uma grande aventura.

O texto e a direção são de Luiz de Lima Navarro. Segundo ele, o enredo trata sobre a preservação dos rios e meio ambiente em linguagem leve e divertida. “Esses personagens entendem ao longo da aventura que, somente através da conscientização do ser humano, no que diz respeito aos cuidados com os rios e com o meio ambiente em geral, será possível a realização dessa fantástica empreitada”, declara o autor.

As apresentações acontecem pelo projeto “Vai ter Teatro na Escola Teatro”, que tem como proponente a atriz Hayla Souza. O público-alvo são alunos das escolas municipais de Araguaína, porém, estará disponível a todos, gratuitamente, por meio do canal do Youtube. Segundo Hayla Souza, o objetivo é trabalhar a arte do fazer teatral como ferramenta indispensável na construção da cidadania. “Além de cumprir a sua função social, o Artpalco espera sensibilizar outros empresários a apoiar iniciativas como essas e outros projetos que estão em vias de captação de recursos, além de possibilitar que este projeto tenha uma continuidade e possa fazer parte do calendário anual do Grupo”, considera.

Projeto

O projeto é patrocinado pelo Edital Emergencial do Tocantins - Teatro, da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado do Tocantins (Adetuc), com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, via Fundo Nacional da Cultura.