Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcelo Camargo

Foto: Marcelo Camargo

Com o objetivo de prevenção, foi escolhida a data 10 de setembro, que oficialmente, alerta para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o mês. Em Araguaína, o Instituto Médico Legal abraçou a causa, e lançou a campanha “Você não está sozinho” onde realiza atendimentos psiquiátricos de forma gratuita a moradores que sofrem ou possuem algum quadro depressivo. Após a identificação clínica, o paciente continua o tratamento e recebe a medicação que é doada pela instituição.

Em Araguaína, de janeiro a agosto deste ano, já foram registrados 12 casos de suicídio, os números gerais de todo o Tocantins contabiliza 92 casos de suicídio nesse mesmo período. Para o Marcos Vinicius, psiquiatra forense que realiza as consultas, esse primeiro contato com o paciente que sofre esse tipo de transtorno, é importante para prevenir e assim iniciar o tratamento o quanto antes: “Realizando os atendimentos a essas pessoas que possuem um pouco menos de recursos para fazer o tratamento, conseguimos reduzir essa situação que é preocupante.”

Para a chefe do Núcleo do IML em Araguaína, Elizete Machado, o trabalho de conscientização traz resultados positivos: “Com certeza, o nosso trabalho é principalmente tentar ajudar aquelas pessoas que não conseguem atendimento de maneira mais rápida, dessa forma conseguimos trazer a ajuda para mais perto do paciente.”

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Entre essa triste estatística está o arquiteto Wherbeson da Silva Araújo, que morreu em maio de 2019, após uma seria depressão, Wherbeson tinha 38 anos e era formado em arquitetura pela Universidade Federal do Tocantins, segundo Whebert Araujo, irmão do arquiteto, perceber as manifestações da depressão ainda no início é fundamental para uma recuperação precisa: “Perder um irmão é como se você perdesse um membro do seu corpo, é como se algo na sua vida nunca mais fizesse sentido, o suicídio, e a prevenção do suicídio é uma coisa séria, e algo que precisa ser debatido dia-dia. Qualquer sintoma, qualquer sinal, precisa ser entendido, compreendido e combatido. Buscar acompanhamento é essencial”,  conclui o jornalista.