Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Começa a ser desmontada nesta segunda-feira, 13, a ponte sobre o córrego Sussuapara na Avenida NS-03, região Norte de Palmas. As vigas e lajes da estrutura danificada serão retiradas por guindaste. Como já divulgado, a construção será substituída por estrutura de concreto pré-moldado chamada de bueiro celular. Trata-se de solução de engenharia, escolhida mediante estudo da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que garante a canalização de curso sem a interrupção da vazão da d'água.

O trecho, na lateral do Parque Sussuapara, segue interditado para veículos automotores e pedestres desde a constatação de ausência de condições de trafegabilidade ,em 2019. No entanto, ainda nesta segunda-feira, todo o trecho da NS-03, entre a LO-06 e LO-08, será isolado com tapumes para acesso restrito apenas à empresa responsável pela obra. Nos próximos dias, com a retirada da estrutura, será iniciado o rebaixamento do trecho.

A obra teve seu início anunciado pela prefeita Cinthia Ribeiro no último dia 3. Serão investidos R$ 5.203.545,78, do Programa de Ampliação de Infraestrutura Urbana de Palmas (Proinfra), para execução de drenagem pluvial, bueiro celular pré-moldado, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçadas na Avenida NS-03, no trecho entre a LO-06 e LO-08.

A previsão é de conclusão das melhorias em até dez meses. A NS-03 voltará, assim, a ser a ligação entre o centro e as quadras da região Norte de Palmas, como a Arno 31 (303 Norte), Arno 32 (305 Norte), desafogando o fluxo de veículos, que atualmente está deslocado para a Av. NS-01.