Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Preocupado com as condições precárias da Saúde no Tocantins, o deputado estadual, Professor Júnior Geo (PROS) questionou durante pronunciamento nesta terça-feira, 21, o porquê do fechamento das UTIs de Porto Nacional, que atendiam pacientes com Covid-19. "O que o Governo do Tocantins fez com R$ 433 milhões enviados pelo Governo Federal? - indagou o parlamentar.

Junior Geo quis saber por que as UTIs foram fechadas. "Por que despejaram do leito, o paciente Silvano do Hospital Regional de Porto Nacional? Por que a empresa terceirizada não recebeu o pagamento e deixou dezenas de profissionais da Saúde sem recebimento de seus salários trabalhados?” - questionou o deputado.

O deputado Júnior Geo solicitou resposta também do porquê os hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Guaraí, Dianópolis seguem sem UTI, enfrentando todo o tipo de dificuldades. “Por que as UTIs não foram mantidas ou instaladas? Onde estão as UTIs para as demais doenças? Por que faltam insumos para tratamento de Saúde dos tocantinenses?” quis saber o deputado, informando que ele tem recorrido ao Ministério Público Estadual para buscar auxílio e valer os direitos da população.

Recursos do Governo Federal destinados ao Tocantins para combate à Covid-19, dados disponíveis no Portal da Transparência:

Ano

Estado

Municípios

Total

2020

155 milhões

215 milhões

370 milhões

2021

29 milhões

34 milhões

63 milhões

Total Governo Federal

433 milhões

Total Governo Estadual

Portal da Transparência

SECAD-TO

35 milhões

468 milhões