Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Thassio Borges

Foto: Thassio Borges

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, esteve em reunião nessa terça-feira, 21, com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Silvan Portilho, o primeiro diretor de SPC Brasil na CDL Palmas, Ivan Ricardo e o gerente geral da CDL Palmas, Siges Leal.

Na ocasião foi apresentada a campanha Feirão Nome Limpo, um projeto de recuperação de crédito, desenvolvido pela CDL, com o objetivo de estimular o consumidor inadimplente a regularizar suas dívidas e aumentar seu poder de compra. A proposta é que a campanha impulsione a retomada do comércio na Capital e aqueça o cenário econômico para as vendas de fim de ano.

Dados do SPC Brasil apontam que hoje, 39 mil pessoas estão com CPFs negativados e as empresas de Palmas têm aproximadamente R$ 58 milhões em dívidas a receber.

Segundo o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, os apoios da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e do Governo do Estado são fundamentais para levar o projeto adiante. “É extremamente importante que haja essa união entre o poder público e as entidades que representam a classe empresarial, principalmente a SICS, que tem como função trabalhar pelo nosso desenvolvimento econômico", afirmou. 

Segundo Portilho, é alto o índice de inadimplência. "Temos atualmente um alto índice de inadimplência e a nossa ideia é fazer um feirão para ajudar, principalmente, as pequenas empresas a receberem dívidas em atraso e a população a limpar o nome e recuperar o crédito no mercado. É essencial poder contar com o Governo para a realização desta ação tão necessária. Acreditamos que esse foi um diálogo importante, que vai trazer excelentes resultados à nossa economia", disse. 

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins, Tom Lyra, acredita que a proposta é benéfica para a economia e pavimenta um caminho de parceria entre a Sics e à CDL que com o apoio do Governo do Estado, trará bons frutos para o Tocantins. “Estamos recebendo com alegria os excelentes resultados no ramo empresarial, seguindo as diretrizes de Mauro Carlesse, conseguimos colocar o Tocantins em terceiro lugar no ranking de estados com número de empresas ativas da região Norte. Vamos dar início a essa parceria entre a Sics e a CDL, e seguir trabalhando para estimular um ambiente favorável aos negócios no Tocantins", afirmou.