Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foi aprovada na Câmara de Paraíso do Tocantins em sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira, 23, a concessão da área para a criação do Polo Industrial das Micro e Pequenas Empresas de Paraíso do Tocantins (PIMEP). O projeto submetido a três votações e aprovado por unanimidade em todas elas.

O prefeito Celso Morais acompanhou toda a sessão, bem como a chefe de Gabinete Simone Lustosa; a secretária de Administração e Finanças Ingrid Rebelo; a secretária de Assistência Social e Habitação, Hilma Mascarenhas; o secretário de Infraestrutura Ubiratan Carvalho e o secretário Roberto Bandeira, da pasta de Indústria e Comércio, que coordena e acompanha todo o projeto.

De acordo com Roberto Bandeira, cerca de 12 segmentos serão instalados no PIMEP, entre eles: serralheria, gessaria, marmoraria, marcenaria, pré-moldados, tapeçaria, vidraçaria, calhas e rufos, pintura de carretas e outros. O Polo Industrial conta com 133 lotes e o objetivo é que sejam instaladas 133 empresas.

Investimento

A área doada para a criação do Polo Industrial é uma área pública da Prefeitura de Paraíso. Para que os empresários tenham acesso ao uso dos lotes é necessário que algumas regras sejam cumpridas. O chefe do poder executivo, Celso Morais, citou as principais. “Foi estabelecido um prazo de até cinco anos para que a empresa construa dentro do terreno que lhe foi cedido; é preciso também seguir um projeto estrutural e arquitetônico e ter uma empresa formalizada”.

“Este é um investimento de quase 15 milhões de reais e não queremos, de forma alguma, que seja criado um ambiente de especulação imobiliária, onde os beneficiados possam por ventura vender o lote lá na frente. Então tem toda uma equipe da Prefeitura, inclusive jurídica, que irá acompanhar todo esse processo de doação e construção”, pontuou Celso Morais.

O prefeito de Paraíso também acredita que o Polo Industrial coloca o município num “novo foco de desenvolvimento e progresso”. O Polo fica localizado no Setor Nova Fronteira, região Sul de Paraíso do Tocantins. Interessados em estabelecer uma indústria na área podem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio para informações sobre os procedimentos.

Reivindicação

A concessão de área para a instalação dessas indústrias e fábricas é uma requisição antiga desses segmentos acima citados. Luís Leal, empresário do ramo de Serralheria, e um dos percussores da reivindicação afirma que há pelo menos 12 anos as categorias lutam pela regularização das atividades, uma vez que funcionam sem alvará de licenciamento por estarem instalados em setores residencias.

“Nós agradecemos a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores pelo empenho em viabilizar esse projeto para nós”, acrescentou Luís Leal.

“Esse projeto é muito importante para Paraíso porque vai beneficiar esses empresários e trazer emprego para  cidade. Nós estudamos o projeto minuciosamente para que as áreas fossem doadas para quem realmente necessita de um local para fomentar sua empresa”, afirmou João Camargo, presidente da Câmara de Vereadores.