Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Erlene Miranda

Foto: Erlene Miranda

Os estoques de sangue dos hemocentros do Tocantins permanecem baixo devido à doação de sangue não ser uma ação contínua da população. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) através da Hemorrede Tocantins busca parcerias para fomentar a doação de sangue. E nesta segunda-feira, 18, na unidade de coleta de sangue do Hospital Geral de Palmas (HGP) foi realizado o dia “D” da campanha de doação de sangue feita pelos alunos do curso de enfermagem da Faculdade ITOP.

A equipe docente do curso de enfermagem procurou a captação de doadores da Hemorrede, a fim de realizar a parceria para doação de sangue. Durante este mês de outubro, os acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade ITOP realizam ações de conscientização da importância da doação, além da mobilização de familiares e amigos.

A responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, explica que a parceria com as instituições de ensino tem sido primordial para a manutenção dos estoques. “As ações com as faculdades e igreja tem sido significativas e rotineiras, no sábado, por exemplo, tivemos ação com alunos da faculdade Fapal, e hoje com a ITOP. E esse movimento dos alunos tem sido fundamental para nos ajudar a atender as demandas”, afirma.

A coordenadora do curso de enfermagem, Edilma Fiel Barbosa, explica que “essa parceria é composta pelos alunos do 9º período, que fazem estágio em toda rede e no hemocentro. Os acadêmicos decidiram fazer um projeto de extensão, no sentido de divulgar a proposta da doação de sangue, enfatizando a importância desse ato”, comenta a coordenadora.

“Ninguém da minha família precisou de sangue, eu até já doei uma vez, mas por falta de tempo não voltei, mas agora eu vou tentar estar sempre doando e motivando quem está a minha volta, pois como futura profissional de saúde sei que doar sangue é muito importante e faz a diferença na vida de muitas pessoas” relatou a acadêmica de enfermagem Sani Larissa Araújo Noleto.

Para realizar a doação é necessário fazer o agendamento por telefone.