Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O cineasta Ridley Scott, hoje com 83 anos de idade, é um dos mais ativos e prolíficos de Hollywood. O diretor já acumula mais de cinquenta créditos em grandes filmes e fez obras marcantes que definiram muito a indústria cinematográfica americana. 

Passando por diferentes estúdios até conseguir produzir a maioria de seus filmes para ter autonomia criativa, Scott agora viu o lançamento de O Último Duelo, um épico medieval que traz uma história de vingança, amor e ódio entre dois homens para definir justiça sobre a morte de uma mulher amada perdida trágica e violentamente. O filme está em exibição nos cinemas.

Embora este já seja um dos filmes mais elogiados da carreira do diretor, Scott possui diversas outras obras que merecem ser vistas e revistas por todo grande apreciador de cinema. Separamos alguns dos títulos que exibem as melhores características do cineasta que você consegue conferir facilmente através da SKY TV. 

Alien: O Oitavo Passageiro

De 1979, Scott viu sua carreira alçar voo depois do sucesso inacreditável que Alien: O Oitavo Passageiro conquistou nos cinemas. Este horror cósmico foi a verdadeira estreia dele como um importante nome em Hollywood. Com baixo orçamento e atmosfera aterradora, o filme se tornou um marco do gênero e se tornou uma das franquia mais lucrativas da História tendo novas obras lançadas até hoje. 

Na história, acompanhamos a azarada nave de mineração Nostromo que, em meio a uma jornada intergaláctica, capta um sinal de socorro antigo vindo de uma lua deserta e desolada. Pela obrigação do código espacial, a trupe atende ao pedido de ajuda e pousa na fatídica lua. 

Na expedição, encontram uma nave alienígena diferente de tudo que já viram. Na câmara principal, há cadáveres gigantescos e uma infinidade de ovas misteriosas. O pesadelo começa quando um tripulante é atacado por uma criatura que escapa de um dos ovos. 

Levando o homem capturado e em coma de volta à Nostromo, mal sabem eles que fizeram a pior decisão possível dando origem a um pesadelo praticamente interminável: um alienígena visceral, uma máquina perfeita de matar, nasce do corpo do infeliz astronauta. 

Blade Runner: O Caçador de Andróides

Considerado um clássico cult, Blade Runner: O Caçador de Andróides foi a verdadeira prova de fogo que traumatizou Scott por anos em sua carreira, o motivando a conquistar independência financeira para produzir seus próprios filmes. Convidado pela Warner após o sucesso de Alien para dirigir esse noir futurista extremamente complicado, Scott entrega um dos trabalhos definitivos de sua carreira que, décadas depois, conseguiu ter uma versão do diretor retrabalhada. 

Adaptando o conto de Phillip K. Dick, Scott traz a história densa opressiva de um futuro distante onde a Terra é dominada por sombras, chuvas ácidas, fome e muitos androides. Criados para executar tarefas humanas primordiais, alguns desses androides conhecidos como replicantes conquistam autoconsciência e se rebelam de sua condição de escravidão. 

Para caçar esses androides rebeldes violentos e confusos, a humanidade cria um departamento de policiais treinados para exterminá-los: assim nasce a divisão de Blade Runners. Chamado para sair da aposentadoria, o lendário blade runner Rick Deckard é obrigado a atender um chamado que mudará a sua vida ao ser obrigado a caçar o líder de uma das facções terroristas mais perigosas de replicantes rebeldes. 

Thelma & Louise 

Apenas em 1991 que Scott encontrou novamente um prestígio universal em outro filme. Embora não tenha parado de trabalhar, nenhum outro filme depois de Blade Runner chegou a impressionar a crítica novamente. Isso até o lançamento de Thelma & Louise, hoje um clássico universalmente aclamado por sua narrativa feminista marcante em forma de road movie - um filme de viagem. 

Tanto Thelma quanto Louise, amigas de longa data, são oprimidas diariamente por seus cônjuges violentos. Entre abusos psicológicos e físicos, as duas decidem abandonar tudo na vida para cair na estrada e descobrir novos prazeres ao longo do interior americano. Porém, o que era para ser uma jornada de escapismo idílico logo vira um pesadelo quando um homem tenta estuprar Thelma. 

Reagindo ao crime, Louise dispara e mata o homem, motivando as duas a seguirem fugindo, pois em questão de poucos dias a polícia começa a perseguí-las implacavelmente por um crime que foi praticado em legítima defesa. É uma ótima crítica social que tem sua relevância até mesmo hoje, trinta anos depois de sua estreia. 

Gladiador

Resgatando um dos gêneros mais populares de Hollywood clássica, este inesquecível filme de “espadas e sandálias” é até hoje um dos mais influentes do gênero épico. Gladiador arrebatou os Oscar de 2001, conquistando cinco deles de suas inúmeras indicações. Trazendo performances inesquecíveis de Russell Crowe e Joaquin Phoenix em papéis que definiram uma geração e motivaram Hollywood a produzir mais filmes do gênero, Gladiador é um dos melhores trabalhos de Scott. 

Na história, vemos a ascensão e queda de Maximus, um dos generais romanos mais poderosos. Extremamente próximo de Marco Aurélio, o já idoso imperador de Roma, Maximus acaba escolhido como herdeiro do governo. Uma decisão extremamente polêmica, pois na norma é o filho do imperador quem sucede o trono. 

Justamente por isso, o Commodus, o psicótico filho de Marco Aurélio, após a morte do pai, decide caçar Maximus e sua família. Impedido de salvar a esposa e filha das violentas mortes, o poderoso general é destituído de todas as suas regalias e condenado a virar um gladiador para entreter a massa romana no Coliseu. 

Motivado pela ira e ódio, sedento por vingança, Maximus busca sobreviver às provas mais cruéis orquestradas por Commodus para conseguir ter uma chance de matar o homem que destruiu sua vida. 

O Gângster

Escrito pelo lendário roteirista Steven Zaillian, responsável pelo texto grandioso de A Lista de Schindler, O Gângster também um dos filmes definitivos de Ridley Scott mostrando a capacidade do diretor de encarar projetos que fariam qualquer novato estremecer pela alta complexidade originada pelo volume de personagens. 

Inspirado em uma história real, o filme apresenta a história do narcotraficante Frank Lucas que logo se torna o maior distribuidor de heroína no Harlem, em Nova Iorque durante os anos 1980. Conseguindo uma parceria inigualável com um fornecedor asiático, sua droga é mais pura e barata, detonando com a concorrência local, motivando uma guerra pelo território de vendas. 

Com o caos instalado em uma Nova Iorque já extremamente violenta, cabe ao honesto policial Richie Roberts tentar deter toda a gangue de Frank Lucas para dizimar com esse ponto expressivo de tráfico no bairro. O problema é que para prender Lucas, Roberts terá que encarar a própria Máfia nova iorquina que conta com diversos policiais corruptos para proteger a operação. Tudo muda de escopo quando até mesmo o FBI é chamado para desmembrar todo o braço criminoso.