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Economia

Foto: Divulgação

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O e-commerce segue em expansão no Brasil e na região Norte, não é diferente. O faturamento do setor cresceu 25,94% em setembro, ao comparar com o mesmo mês do ano passado. As vendas também tiveram resultados expressivos, considerando a mesma base de comparação: 32,74%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Mesmo com um resultado expressivo no faturamento do Norte (setembro de 2021 ante o mesmo mês do ano passado), a região ficou em penúltimo lugar, ao comparar com as demais, na frente somente do Sudeste (21,65%). Os demais resultados foram: Centro-Oeste (32,26%); Nordeste (27,70%); e Sul (26,25%).

"Os indicadores do MCC-ENET de setembro/21 são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas online no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país. Outra observação que evidencia a importância dos canais online nas vendas é a penetração destes canais no faturamento total do varejo, que alcançou 12,3% em agosto/21, no Brasil. Considerando que em 2018, esta penetração foi na média de 4,8% apenas, fica claro a mudança de patamar que estamos observando do comércio online", afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Norte

Por sua vez, na métrica de vendas por e-commerce, considerando a comparação entre setembro e agosto, o Norte teve uma leve queda de (−1,23%). Já no acumulado do ano, teve expansão de (28,62%), desta vez, ficou na vice-liderança, enquanto a liderança foi do Centro-Oeste (29,94%).

As demais regiões tiveram os seguintes resultados: Nordeste (26,16%); Sul (18,79%); e Sudeste (3,82%).

Faturamento do Norte

Na comparação do faturamento entre os meses de setembro e agosto, dessa vez a variação foi negativa (−3,14%). Porém, o acumulado do ano segue com bom desempenho (28,14%).

No acumulado do ano, as demais regiões tiveram os seguintes resultados: Centro-Oeste (40,42%); Nordeste (33,52%); Sul (32,07%); e, por último, Sudeste (15,31%).

Metodologia 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: https://www.mccenet.com.br/