Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Nonato Silva

Foto: Nonato Silva

Com o objetivo de apoiar Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que visem a implementação da carteira de projetos do CDR Sul e a estruturação dos Centros de Desenvolvimento Regional (Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio), o Governo do Tocantins por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), juntamente com a Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), lançam o edital para a composição da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser). As inscrições estarão abertas até 16 de novembro e tem como público alvo, pesquisadores do Estado.

“O lançamento do edital é mais uma conquista da comunidade científica do Tocantins. Nossa meta é que os pesquisadores tocantinenses das instituições públicas e privadas participem deste edital, com projetos que tragam impactos socioeconômicos, gerem emprego e renda e ainda se torne uma política pública que beneficie a sociedade como todo”, afirmou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio Silveira.

Podem participar cientistas que tenham título de mestre e doutor, válido no território nacional, tenha vínculo empregatício com instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, é necessário ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq, não se encontrar afastado ou de licença remunerada ou para interesse particular da instituição a que estiver vinculado. Os interessados devem enviar propostas para o e-mail edital.rededeser@tecnologia.to.gov.br e anexar em arquivos digitais em pdf a seguinte documentação comprobatória exigida no edital.

Recursos e temas

Serão aplicados R$ 1 milhão de reais oriundos do orçamento do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira. As propostas devem ser submetidas às seguintes linhas: 1. Projetos para a região do CDR SUL 2. Projetos voltados para a estruturação dos CDR nas regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio.                                     

Critérios

Serão avaliados, projetos que promovam a participação de pesquisadores de Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) da rede local, empresas e organizações de desenvolvimento, que favoreçam ganhos de produtividade, viabilizem novos negócios a sociedade, fortaleçam as cadeias produtivas, disseminem o resultado do trabalho no Estado e gerem emprego e renda aos tocantinenses.

Análise e julgamentos das propostas

Serão avaliados projetos que usem ferramentas de ciência, tecnologia e inovação, que tenham não apenas aspectos científicos, mas que tenham como foco a transferência de tecnologia e a aplicabilidade no território do Tocantins. Que atuem de forma colaborativa interinstitucional, e que solucione problemas regionais das áreas do centro, sul e norte do Estado.

A presente Chamada regula-se pelos preceitos de direito público inseridos no Marco Legal de CT&I (EC 85/2015, Lei 10.973/04, Lei 13.243/2016, Decreto 9283/2018, Lei 9.784/1999) e pelas normas internas do FAPT.