Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

Estão previstas para chegar ao aeroporto de Palmas, nesta quinta-feira, 28 de outubro, mais 46.680 doses de imunizantes contra a covid-19. No total serão entregues pelo Ministério da Saúde (MS) 4.680 doses da Pfizer e 42.000 doses da AstraZeneca. Segundo o último levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), o Tocantins ainda possui 115.824 pessoas com a segunda dose (D2) em atraso.

As doses serão destinadas ao fechamento de ciclo de imunização (D2). Atualmente, 41,66% da população tocantinense já está totalmente imunizadas. O Tocantins já aplicou 1.715.924 doses de vacinas contra a Covid-19, mas há uma grande parte da população está com a D2 em atraso. Levantamento da SES aponta que 22.738 pessoas estão com atraso do imunizante Pfizer, 64.383 pessoas com a  AstraZeneca e 28.703 pessoas com a CoronaVac.

A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Perciliana Bezerra, destaca que mais de 115 mil pessoas ainda não retornaram às unidades de saúde para fechar o esquema vacinal. “Já entramos em contato com todos os gestores municipais para reforçar a necessidade da aplicação da D2. Além disso, estamos em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde - Cosems - buscando soluções para ampliar o público imunizado no Estado, porém todos devem ser responsáveis. A imunização é a forma de proteção de uma população inteira”, reforçou.