Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os hemocentros de todo o Estado estão seguindo protocolos rígidos para segurança e combate à pandemia da Covid-19

Os hemocentros de todo o Estado estão seguindo protocolos rígidos para segurança e combate à pandemia da Covid-19 Foto: André Araújo

Foto: André Araújo Os hemocentros de todo o Estado estão seguindo protocolos rígidos para segurança e combate à pandemia da Covid-19 Os hemocentros de todo o Estado estão seguindo protocolos rígidos para segurança e combate à pandemia da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), por meio da Hemorrede Tocantins, chama atenção da população quanto à necessidade de doação de sangue. Os estoques das unidades estão críticos, segundo a pasta. “Convocamos toda a população para fazer a doação de sangue. Precisamos de todos os tipos sanguíneos”, enfatizou a responsável pela Área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Roberia Fernandes.

Os hemocentros de todo o Estado estão seguindo protocolos rígidos para segurança e combate à pandemia da Covid-19.

Agendamento para doação

O agendamento para doações na Hemorrede do Tocantins pode ser feito, via telefone, nas unidades do Hemocentro Coordenador de Palmas e na Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP).

Requisitos para doação

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.