Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, vai inaugurar o Laticínio Público Municipal nesta sexta-feira, 11. A obra realizada pela Prefeitura facilitará a comercialização e ainda fomentará o crescimento da produção de leite, o que proporciona melhores preços para o produtor e também ao consumidor. A inauguração faz parte da programação dos 63 anos do Município.

O prédio de 370 m², construído numa área de quase 20 mil m², está localizado às margens da TO-422, no Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína). Na região, a rodovia recebe também o nome de Avenida Rio Bandeira.

A estrutura da obra é em concreto pré-moldado, modelo de construção mais duradouro. A área administrativa é composta por cozinha, refeitório, sala da administração e banheiros masculino e feminino. Já o bloco industrial tem espaço planejado para receber câmara frita, laboratório para análise de qualidade e maquinário de processamento e envasamento do leite. A compra dos equipamentos será licitada ainda neste ano.

O projeto está orçado em R$ 1.020.000, e tem recursos do Município e emenda da senadora Kátia Abreu.

Atendendo toda a região

O empreendimento tem capacidade inicial de captar 20 mil litros de leite por dia. O primeiro produto produzido nas novas instalações é o leite envasado em saquinhos plásticos. A longo e médio prazos, o amplo espaço do local pode abrigar ainda a produção de outros derivados do leite, como queijos e iogurtes.