Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

Durante essa segunda-feira, 20, os novos membros do Conselho Estadual de Segurança Pública do Tocantins foram empossados em solenidade realizada por videoconferência. Em reunião extraordinária o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, tomou posse como presidente do conselho, assim como o delegado Ricardo Real que é diretor do Sistema Integrado de Operações tomou posse como secretário executivo do Conselho, além disso, representantes de outras instituições foram empossados como novos membros. Participaram ainda da reunião membros natos, eleitos e convidados do Conesp. Um dos objetivos do encontro foi deliberar assuntos relevantes sobre a pasta e o atual cenário da Segurança Pública no estado.

De acordo com o secretário Wlademir Costa, a integração é um dos principais aliados na luta contra a criminalidade: “Ressalto a importância da integração dos órgãos de segurança pública e os segmentos da sociedade civil organizada, para melhor garantir a segurança pública para a sociedade Tocantinense”.

Sobre o Conesp

O Conselho Estadual de Segurança Pública do Tocantins - Conesp/TO, órgão colegiado permanente, tem função consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social. Compete ao Conesp/TO: Propor diretrizes para as políticas públicas de segurança e defesa social, com vistas à prevenção da violência e repressão qualificada da criminalidade; acompanhar: a execução da Política Estadual de Segurança Pública; as condições de trabalho, a valorização e o respeito pela integridade física e moral dos agentes de segurança pública e de defesa social; a apuração das denúncias em tramitação nas respectivas corregedorias, a fim de obter um resultado célere;  o grau de confiabilidade e aceitabilidade do órgão pela população por ele atendida.

O Conesp/TO tem a função de estimular a atuação intersetorial da Política Estadual de Segurança Pública; propor estudos e ações visando ao aumento da eficiência na execução da Política Estadual de Segurança Pública; propor projetos e ações para segurança pública estadual; realizar eventos abertos à sociedade civil, visando ao debate sobre a segurança pública e a transparência de seus trabalhos; convocar e participar da organização da Conferência Estadual de Segurança Pública e zelar pela efetividade das suas deliberações; apoiar a articulação dos Conselhos Comunitários de Segurança, assim como propiciar que as pautas dos referidos conselhos dialoguem com a formulação e a execução da Política Estadual de Segurança Pública. Elaborar e aprovar seu Regimento Interno.