A prefeita de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes, decretou situação de emergência, através do Decreto 331/2011, de 27 de dezembro de 2021, e busca junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil o reconhecimento da determinação, a fim de obter apoio dos organismos Estadual e Federal no enfrentamento da crise provocada pelas chuvas intensas registradas nos últimos dias no município e região.
A gestão da cidade solicitou e agora conta com uma equipe do Corpo de Bombeiros que chegou a Miracema na noite de segunda para auxiliar nos trabalhos de atendimento à população atingida pelas cheias do Rio Tocantins.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou à cidade para auxiliar nos trabalhos de atendimento à população. (Foto: Divulgação Prefeitura de Miracema)No município, a gestão conta ainda com o apoio da Coordenação Municipal da Defesa Civil e de equipes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente para atendimento às famílias.
(Foto: Divulgação Prefeitura de Miracema)Paranã
Já a Prefeitura de Paranã do Tocantins, decretou, também na segunda-feira, estado de calamidade pública por causa das enchentes que atingem o município. Segundo é informado, há várias comunidades rurais e famílias totalmente isoladas pelas enchentes, sendo que o salvamento, em alguns casos, será possível apenas por meio aéreo.
Em Paranã, por determinação do prefeito Fábio da Farmácia, a Prefeitura e a Defesa Civil Municipal atuam no salvamento das famílias atingidas pelas enchentes. (Foto: Divulgação Prefeitura de Paranã)Com o decreto, passa a ser possível fazer contratação dos serviços emergenciais necessários para o atendimento dos moradores da cidade. O documento também pode facilitar a transferência de recursos Estaduais e da União para a Prefeitura fazer essas ações emergenciais, além do recebimento de cestas básicas e outros itens urgentes.
Dentre as recomendações da gestão, em conjunto com a Defesa Civil, está que a população evite a passagem pela ponte do Rio São Domingos. A água está muito próxima das tábuas da ponte. "Ainda não é possível saber se há danos nas vigas de sustentação da ponte e não se pode descartar o risco de desabamento", é alertado. A mesma recomendação vale para a ponte do Riacho Fundo.
Também é orientado que haja muito cuidado na passagem pela estrada vicinal sentindo Rosário. Segundo a gestão, o aterro da ponte sobre o Rio Urubu está cedendo e já existe uma cratera no local. "A Prefeitura de Paranã e a Defesa Civil Municipal recomendam que os moradores não passem pelo local pois há risco de acidentes", é esclarecido.
Leia Também:
Wanderlei Barbosa prorroga estado de calamidade pública no Tocantins
Cidades tocantinenses emitem alertas para risco de alagamento
Investco nega suposto risco de rompimento e disparo de sirenes da UHE Lajeado