Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Situação registrada em Miracema do Tocantins

Situação registrada em Miracema do Tocantins Foto: Divulgação Prefeitura de Miracema

Foto: Divulgação Prefeitura de Miracema Situação registrada em Miracema do Tocantins Situação registrada em Miracema do Tocantins

A prefeita de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes, decretou situação de emergência, através do Decreto 331/2011, de 27 de dezembro de 2021, e busca junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil o reconhecimento da determinação, a fim de obter apoio dos organismos Estadual e Federal no enfrentamento da crise provocada pelas chuvas intensas registradas nos últimos dias no município e região.

A gestão da cidade solicitou e agora conta com uma equipe do Corpo de Bombeiros que chegou a Miracema na noite de segunda para auxiliar nos trabalhos de atendimento à população atingida pelas cheias do Rio Tocantins.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou à cidade para auxiliar nos trabalhos de atendimento à população. (Foto: Divulgação Prefeitura de Miracema)

No município, a gestão conta ainda com o apoio da Coordenação Municipal da Defesa Civil e de equipes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente para atendimento às famílias.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Miracema)

Paranã 

Já a Prefeitura de Paranã do Tocantins, decretou, também na segunda-feira, estado de calamidade pública por causa das enchentes que atingem o município. Segundo é informado, há várias comunidades rurais e famílias totalmente isoladas pelas enchentes, sendo que o salvamento, em alguns casos, será possível apenas por meio aéreo.

Em Paranã, por determinação do prefeito Fábio da Farmácia, a Prefeitura e a Defesa Civil Municipal atuam no salvamento das famílias atingidas pelas enchentes. (Foto: Divulgação Prefeitura de Paranã)

Com o decreto, passa a ser possível fazer contratação dos serviços emergenciais necessários para o atendimento dos moradores da cidade. O documento também pode facilitar a transferência de recursos Estaduais e da União para a Prefeitura fazer essas ações emergenciais, além do recebimento de cestas básicas e outros itens urgentes. 

Dentre as recomendações da gestão, em conjunto com a Defesa Civil, está que a população evite a passagem pela ponte do Rio São Domingos. A água está muito próxima das tábuas da ponte. "Ainda não é possível saber se há danos nas vigas de sustentação da ponte e não se pode descartar o risco de desabamento", é alertado. A mesma recomendação vale para a ponte do Riacho Fundo.

Também é orientado que haja muito cuidado na passagem pela estrada vicinal sentindo Rosário. Segundo a gestão, o aterro da ponte sobre o Rio Urubu está cedendo e já existe uma cratera no local. "A Prefeitura de Paranã e a Defesa Civil Municipal recomendam que os moradores não passem pelo local pois há risco de acidentes", é esclarecido. 

Leia Também:

Governador determina atendimento imediato aos municípios atingidos por cheias das fortes chuvas no Tocantins

Wanderlei Barbosa prorroga estado de calamidade pública no Tocantins

Cidades tocantinenses emitem alertas para risco de alagamento

Investco nega suposto risco de rompimento e disparo de sirenes da UHE Lajeado

Previsão é de precipitação acima da média semanal para as bacias dos rios Madeira, Tocantins, São Francisco e Parnaíba