Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil Estadual em Boletim nesta quarta-feira, 12, mais de 1.300 pessoas estão desalojadas e 543 desabrigadas no Tocantins em consequência das enchentes no estado. Os desalojados são os que estão em casa de parentes, amigos ou vizinhos. Já os desabrigados são pessoas que estão em abrigos públicos. 

As 543 são de Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso. Um total de 1.343 desalojados são de Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Lajeado, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel; Sampaio e Itaguatins.

A Defesa Civil informa em boletim que equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa estarão atuando hoje na Região do Bico, Centro-Norte, Região Central, Sudeste e Sudoeste do Tocantins. "32 municípios com acompanhamento mais de perto, porém a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros monitora todas as regiões com problemas em razão das enchentes e inundações", é informado. 

Inmet 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta mais um alerta para o Tocantins - o de cor laranja -, representando perigo para chuvas intensas. 

Segundo o Instituto, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Também podem ocorrer, segundo o Inmet, risco potencial de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta abarca quase todo o Tocantins e tem validade até as 11 horas da quinta-feira, 13. 

Situação de Emergência 

As chuvas têm causado inúmeros transtornos em diversas cidades do Tocantins. O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, decretou situação de emergência no estado. 

Leia Também: Miracema alerta para risco de elevação do Rio Tocantins em níveis superiores aos registrados até o momento

Defesa Civil emite alerta laranja para várias cidades do Estado; vazão da UHE Lajeado deve atingir maior pico

Em Paranã, mais uma casa desaba em consequência das fortes chuvas

Governador Wanderlei Barbosa visita estradas do Tocantins; "Chuvas intensas, buraco para todo lado", diz