Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

O Tocantins segue a tendência nacional de alta nos índices de contaminados pela Covid-19. Visando sanar a carência de leitos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) já disponibilizou mais 25 leitos exclusivos para tratamento da doença, sendo 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Gurupi, no Hospital Regional, 15 leitos (05 UTI e 10 clínicos) em Araguaína no Hospital Dom Orione, e mais 5 leitos clínicos no Hospital Regional de Miracema.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva ressalta que gradativamente estão sendo ofertados mais leitos. "Na medida em que há a necessidade, a Gestão Estadual está colocando em operação novos leitos. Estamos preparados para uma nova onda e hoje temos à disposição da população 230 leitos, destes 92 UTI com ocupação de 72% e 138 leitos clínicos com índice de 47% de internados”, afirma. 

Segundo Afonso Piva, no Tocantins não há fila de espera para este tipo de atendimento. "Nossa internação geral gira em torno de 57% de ocupação”, afirma. 

O secretário relata que por determinação do governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a Saúde está atenta a todas as regiões do Estado. "Onde houver a necessidade, vamos abrir novos leitos. Estamos trabalhando em todas as frentes para que não haja a necessidade de paralisação dos serviços de saúde, principalmente das cirurgias eletivas”, frisa. 

Dados

Dados do sistema Íntegra Saúde demonstram que há um aumento de casos. A média móvel do Tocantins está em 571 casos diários, com prevalência de casos leves a moderados.