Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Alguns diretores se tornam sinônimos dos gêneros e subgêneros prediletos que eles costumam trabalhar ao longo da carreira. Apesar de ter criado dramas exemplares, Steven Spielberg é muito lembrado por seus filmes pipoca de aventuras divertidas e perigosas. Já Alfred Hitchcock, um dos maiores nomes do cinema clássico, é associado como o mestre do suspense por ter dirigido alguns dos mais impactantes filmes que revolucionaram o gênero. 

Já outros diretores acabam especializados no espetáculo de filmes desastre também conhecidos como filmes apocalípticos ou de catástrofe. O catálogo de Hollywood é bastante vasto com a popularização do subgênero nos anos 1990 contando com Twister e Armageddon, por exemplo, que você pode conferir com sucesso com a SKY Salvador.

Um dos principais autores que ajudou a arquitetar filmes desse tipo foi justamente Roland Emmerich, cujo nome é sinônimo em Hollywood para capitanear filmes catástrofe. Agora em 2022 ele retorna já nesta semana com a estreia de Moonfall nos cinemas de todo o Brasil, dando a oportunidade perfeita para conhecer a boa filmografia desse cineasta.  

2012

Quem não se lembra das inúmeras previsões sobre o fim do mundo envolvendo o ano de 2012? As especulações duraram quase uma década e, no fim, nada realmente aconteceu. A vida continuou como era esperado. 

Mas antes de 2012 chegar, Hollywood não esperou e fez um filme original retratando os possíveis acontecimentos apocalípticos que poderiam acontecer no futuro. Lançado em 2009, o longa traz o motorista de limusines John Cusack tentando salvar a própria vida e também a de sua família inteira enquanto o mundo acaba. 

Como de costume, o filme acompanha múltiplos personagens, incluindo cientistas, em suas narrativas que se encontram ao longo dos acontecimentos. Apesar de ser profundamente bobo, o filme também é muito divertido contando com set pieces impressionantes até hoje. Destaques para a explosão do parque de Yellowstone e do terremoto massivo que destrói toda a Los Angeles enquanto o protagonista foge até o aeroporto. 

Independence Day

Esse clássico de 1996 ainda é considerado um dos melhores filmes sobre invasão alienígena já feitos na História do Cinema. De uma época onde Hollywood não se importava em ser ufanista e piegas, Independence Day traz a história do lendário piloto Steven Hiller, um dos principais ases do exército americano. 

Quando uma nave mãe alienígena pousa no território dos Estados Unidos, uma enorme mobilização para descobrir as intenções dos visitantes acontece, porém em questão de poucas horas, os aliens atacam e explodem a Casa Branca. Sem escolha, o presidente americano então declara guerra aos invasores e aposta todas as suas fichas na habilidade da aeronáutica. 

Entretanto, para superar as defesas dos aliens e seu poderoso maquinário, Hiller terá de unir forças com o hacker bonachão David Levinson, para conseguirem desarmar toda a nave e destruí-la por completo. 

O Dia Depois de Amanhã

Depois de Independence Day, demorou um pouco para Emmerich brindar um novo filme catástrofe que marcaria geração. Aproveitando o furor e alarde sobre o “aquecimento global” que aterrorizou o começo dos anos 2000 com inúmeras profecias do fim do mundo, o diretor apostou em O Dia Depois de Amanhã no qual todo o planeta Terra é condenado a uma nova Era do Gelo. 

Depois que o paleoclimatólogo Jack Hall descobre acidentalmente uma ruptura massiva na massa polar da Antártica, ele corre contra o tempo para fazer um apelo ao presidente americano. Enquanto isso, o filho de Jack aproveita Nova Iorque com seus amigos sem saber do perigo que se aproxima. 

Com o começo de chuvas tímidas, Nova Iorque então é assolada por múltiplos ciclones três dias depois da descoberta de Hall, causando também um tsunami massivo que engole Manhattan para então as temperaturas despencarem abaixo de zero. Nesse cenário desesperador, Hall parte para uma missão suicida: salvar o filho e seus amigos em uma Nova Iorque sitiada pelo caos. 

Midway - Batalha em Alto Mar

Considerado o melhor filme da carreira de Emmerich até agora, Midway também é um filme de desastre, mas muito mais centrado em contar uma história real sobre a importante batalha de Midway que marcou um ponto de virada na Segunda Guerra Mundial. 

No fronte do Pacífico, dominado pelos japoneses com suas táticas devastadoras de guerra em kamikazes, diversos pilotos e marinheiros americanos viveram horas de terror nessa batalha sangrenta. 

O longa retrata como a vitória americana foi um duro golpe para a aeronáutica do império japonês demarcando o declínio da força de combate do Japão. Um bom drama repleto de ação e eficaz valor em retratar um momento histórico tenso. 

O Ataque

Lançado praticamente na mesma época e com a mesmíssima premissa de Invasão a Casa Branca, O Ataque é a tentativa de uma história repleta de ação que não rendeu franquia pelo fraco rendimento na bilheteria. 

Repleto de ação explosiva, o longa traz Channing Tatum encarnando Cale, um dos soldados mais preparados do serviço secreto que acaba tendo a promoção negada em ser segurança pessoal do presidente dos Estados Unidos. 

Tentando esconder a verdade de seu fracasso para a filha, Cale a leva para fazer uma excursão na Casa Branca onde, subitamente, uma ação terrorista surge colocando tudo em estado de sítio. Com a sua experiência e tenacidade, Cale então decide salvar não a sua filha das garras dos cruéis terroristas, mas como também tenta proteger o próprio presidente do seu país. 

Independence Day: O Ressurgimento

Atendendo aos clamores dos fãs que demandavam uma sequência para Independence Day por vinte anos, Emmerich retornou e entregou o que todos esperavam. Embora seja muito inferior ao primeiro filme, Independence Day: O Ressurgimento é uma ótima diversão. 

Após perderem o primeiro confronto contra a humanidade, os aliens se ressentiram e prepararam ao longo dos anos uma retaliação massiva contra os humanos. Entretanto, ao mesmo tempo, a tecnologia humana avançou séculos por conta de todas as naves e detritos deixados na Terra. 

Com os dois lados armados até os dentes, o exército americano e todos os governos terrestres formaram uma nova liga para se defender de um possível retorno ameaçador das criaturas vindas do espaço. E quando isso finalmente acontece, uma nova guerra desponta para toda a raça humana lutar por sua sobrevivência.