Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os profissionais da rede municipal de educação de Colinas votaram pelo estado de greve em uma assembleia geral da categoria realizada no fim da tarde dessa terça-feira (8), na Câmara Municipal. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet).

A medida foi deliberada pela categoria como protesto em resposta, segundo o sindicato, as retiradas de direitos propostas pelo Prefeito Kasarin (PSL), através do PL n° 065/2021 e que foi aprovado em primeira sessão por 7 votos a 6 pelos vereadores.

Estado de greve

Segundo o Sintet, o Estado de greve se diferencia do indicativo de greve e da deflagração da greve. Ele é, portanto, compreendido como uma situação aprovada pelos trabalhadores da rede municipal de educação de Colinas para alertar o Prefeito Kasarin sobre a possibilidade de deflagração de uma greve.

“Com o estado de greve, a categoria intensifica a mobilização em defesa dos direitos garantidos no Plano de Carreira do Magistério Municipal, direitos esses que são exterminados com a reformulação proposta no projeto de Lei do Prefeito Kasarin”, disse a presidente do Sintet Regional de Colinas, Alexandra Machado.

"Nesse momento vamos buscar a reflexão do texto do PL junto aos vereadores que votaram contra a categoria, fazer o debate e ampliar a mobilização em torno de derrubar o PL”, disse a sindicalista.

Para o Sintet, o estado de greve pode vir ou não a culminar em uma greve, dependendo do resultado da mobilização. O sindicato defende que o estado de greve é um instrumento legal e legítimo diante das reivindicações dos profissionais do magistério.