Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os membros da Comissão Especial do Impeachment optaram na noite desta quinta-feira, 24, por manter o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) na função de relator do processo após a defesa do governador afastado pedir para retirá-lo da relatoria sob a alegação de que já havia apresentado um pedido de impeachment de Mauro Carlesse.

Logo no início da Comissão, o presidente Elenil da Penha (MDB), concedeu um limite de 20 minutos para que a defesa de Carlesse pudesse se manifestar e apresentar suas considerações. Após os apontamentos da defesa, o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania) leu o seu posicionamento favorável à permanência do deputado Professor Júnior Geo na relatoria do processo e prosseguimento da investigação do impeachment. Os demais membros da comissão também seguiram com o voto favorável.

Na ocasião, Geo reforçou que não há nenhum impedimento para que ele ocupe a função de relator e reafirmou seu comprometimento imparcial na análise do processo. “Minha função enquanto deputado estadual, é dentre outras, promover a fiscalização da aplicação do erário público. Volto a afirmar que não me considero impedido e caso permaneça como relator, com certeza continuarei com o meu trabalho com a mesma probidade e com a mesma retidão com a qual fui criado e venho desenvolvendo o meu trabalho desde o primeiro dia em que assumi a vida política”, ressaltou Geo.

Relatório Prévio

Após a votação, Júnior Geo apresentou uma prévia do relatório que está desenvolvendo. No documento, o parlamentar decide por “autorizar a instauração do processo de impeachment em face do governador afastado do Estado Mauro Carlesse, pelos crimes de responsabilidade previstos no art. 9º, 4, cumulando com os do 9º, 7, todos da Lei nº 1.079/50, devendo seguir os trâmites constitucionais, legais e regimentais”.

Próxima reunião

A próxima reunião da Comissão acontecerá no dia 3 de março, quinta-feira, às 18h, na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, data em que o relator apresentará o relatório final sobre o impeachment de Carlesse. Os membros também definirão o cronograma sobre o andamento da Comissão.