Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mauro Carlesse pronunciou-se na tarde desta sexta-feira, 11, em vídeo divulgado em sua página no Instagram, sobre sua decisão de renunciar ao cargo de governador do Tocantins. Afastado desde outubro de 2021, por decisão do Tribunal Superior de Justiça (STJ), e sofrendo um processo de impeachment na Assembleia Legislativa (AL/TO), disse ter feito o seu melhor à frente da administração do Estado, pediu compreensão e declarou não aguentar mais. "Para mim cheguei no limite, limite que é insuportável o ser humano aguentar tanta mentira, tanta bagunça como eles estão fazendo na minha vida. Estou me retirando desse governo para que eles continuem esse governo e para que o Estado não se prejudique mais do que está", afirmou, sem citar nomes.  

Ainda ao referir-se a "eles", Carlesse disse ter enfrentado todos os adversários da "velha política" em 2018, quando foi eleito governador do Tocantins. "Essa velha guarda, essa velha política, e ganhei no voto. Mas não se contentaram pelo trabalho que fiz no Estado, em todas as áreas. Nós melhoramos a saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, melhoramos a credibilidade do Estado, melhoramos a confiança do Estado perante os órgãos financeiros, mas mesmo assim, para eles, isso era muito ruim porque quanto pior o Estado, é melhor para eles", disse. 

Carlesse agradeceu e reforçou ter feito o seu melhor. "Quero agradecer toda a comunidade, todos os servidores do Estado. Eu fiz o meu melhor! Eu fiz aquilo que tinha que ser feito para poder fazer do Estado um Estado digno, um Estado com credibilidade, um Estado com a Lei de Responsabilidade equilibrada, com recurso no caixa. Mas, infelizmente, sofri uma ação indevida, do qual vou me defender e provar que não devo e que não fiz nada de errado", declarou. 

Segundo Mauro Carlesse, a história vai dizer o que foi feito para o bem do Tocantins. "Ficou tão difícil, tão insuportável. Peço a compreensão dos senhores pela decisão que eu tomei para poder me defender e ter a oportunidade de provar que tudo isso que fizeram, simplesmente foi político, política porque não querem que o Estado melhore. Eles querem o Estado cada vez pior porque assim é melhor para essa velha política do Estado do Tocantins", disse. 

Ao pedir desculpas, Carlesse frisou ter honrado cada voto recebido. "Eu peço desculpas aos senhores, agradeço pela confiança que depositaram em mim. Honrei cada voto, cada cidadão no período que eu estava à frente do governo. Mais uma vez, muito obrigado e um beijo no coração de vocês", finalizou. 

Confira o vídeo

Leia Também: Mauro Carlesse renuncia e Wanderlei Barbosa toma posse ao cargo de governador do Tocantins nesta sexta-feira

Advogado diz que linha defensiva de Carlesse é "praticamente uma confissão dos delitos investigados"

Defesa de Carlesse questiona deputados sobre 'provas concretas' e pede julgamento imparcial

Assembleia aprova em 1° turno o processo de impeachment contra Mauro Carlesse