Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Wanderlei Barbosa foi empossado governador do Tocantins na noite desta sexta-feira, 11, em sessão especial na Assembleia Legislativa (AL/TO). Após prestar juramento e sem discurso pronto, disse que não mudará nada do que já vinha realizando ao longo de quatro meses e garantiu ser sua obrigação colocar o estado "no rumo certo". 

O agora governador foi enfático ao dizer não estar em busca de poder. "Não estou em busca de poder! Estou em busca de fazer o melhor e trabalhar pelo nosso povo", afirmou. Barbosa ainda garantiu a não aprovação de projetos que visem "maltratar as pessoas". 

Na oportunidade, Wanderlei falou da sua luta em melhorar a saúde pública e aproveitou para incentivar a vacinação contra a covid-19. "Clamo a população tocantinense que se vacinem. Queremos dar tranquilidade ao comércio e às pessoas para que possam andar nas ruas livremente, sem as máscaras", fez o pedido. 

Barbosa também falou da carência de infraestrutura ao setor produtivo, afirmando que mais de 1000 km precisam da troca da malha asfáltica, o que, segundo ele, é um desafio a ser superado. Barbosa também falou de seu compromisso em resolver a situação de candidatos de concursos públicos, que requerem posse. 

Dentre outras ações realizadas durante os quatro meses à frente da administração estadual, Wanderlei citou melhorias na educação e convênio com os municípios para recuperação de praças, vias e ambientes esportivos.

Barbosa garantiu que fará um governo simples. "Não serei um governo de protocolo. Serei um governo que trabalharei de maneira simples", afirmou. 

"Fica aqui o meu abraço aos tocantinenses e a minha dedicação. É para vocês, com a força de Deus, que eu irei trabalhar", concluiu Wanderlei Barbosa. 

Dentre os presentes, a prefeita Cinthia Ribeiro, o deputado federal Célio Moura, vereadores, representantes do poder judiciário, dentre muitas outras autoridades. 

(Foto: Esequias Araújo)

Renúncia de Carlesse

Barbosa toma posse definitiva após o governador do Tocantins afastado, Mauro Carlesse (PSL), renunciar ao cargo na tarde desta sexta-feira, 11. Documento com o pedido foi protocolado pelo advogado de defesa, Juvenal Klayber, na Assembleia Legislativa.

Wanderlei já estava à frente do governo como interino desde o dia 20 de outubro de 2021, após afastamento de Mauro Carlesse por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).