Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faltam poucos dias para a tradicional cerimônia do Oscar acontecer em Los Angeles no dia 27 que você confere também com a Internet SKY. Com o terror dos dias da pandemia de covid-19 ficando para o passado recente, é esperado que a cerimônia retorne com mais vigor para tentar reaver os altos índices de audiência de outrora.

Há anos que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas batalha arduamente para que o Oscar pare de conquistar recordes negativos de audiência com cada cerimônia. Neste ano, a novidade é a exclusão da transmissão de oito categorias inteiras para encurtar a duração.

Agora, com praticamente todas as premiações dos sindicatos americanos encerradas, as apostas para as principais categorias estão mais que seguras, com poucas chances de dar zebra. Separamos então os filmes favoritos a ganhar suas estatuetas em cada grande categoria.

Melhor Ator - Will Smith por King Richard: Criando Campeãs

A principal premiação, além do Oscar, para a categoria das artes cênicas é o SAG, sindicato dos atores dos EUA. Como os votantes da categorias são praticamente os mesmos que votam no Oscar, é extremamente raro que as escolhas acabem divergindo em questão do pouco tempo entre as cerimônias.

Agora, depois de anos em uma obsessão completa para conquistar o Oscar de Melhor Ator, parece que Will Smith finalmente conseguirá realizar seu sonho de carreira. Ainda que King Richard seja um drama morto e praticamente criado única e exclusivamente para esse fim, Smith entrega uma atuação sólida nesse drama que atraiu poucos olhares em sua estreia.

Melhor Ator Coadjuvante - Troy Kotsur por No Ritmo do Coração

É muito difícil para atores com alguma deficiência garantirem papéis de destaque em grandes obras. Tanto que Trou Kotsur atua há mais de vinte anos e somente agora conseguiu um grande papel no longa No Ritmo do Coração.

Deficiente auditivo, o ator acabou conquistando a atenção do mundo com este remake de A Família Bélier. No longa, ele interpreta o chefe de uma família inteiramente deficiente auditiva que comanda um pequeno comércio de pesca. Sua filha Ruby é a única ouvinte e peça importantíssima para ajudar a família a se comunicar com o mundo exterior.

Entretanto, tudo muda quando Ruby está prestes a seguir seu grande sonho de estudar música e deixar a família e seu comércio para trás, bem como seu importante papel social para a sobrevivência de todos.

Melhor Atriz - Jessica Chastain por Os Olhos de Tammy Faye

Indicada pela terceira vez ao Oscar graças aos seus talentos indiscutíveis como atriz, Jessica Chastain vai conquistar o prêmio justamente por um filme que poderia passar despercebidamente não fosse seu grande empenho em interpretar a televangelista Tammy Faye Baker que ascendeu rapidamente nos EUA, se envolveu em uma enorme polêmica, foi rechaçada e ainda assim conseguiu dar a volta por cima em sua carreira.

Melhor Atriz Coadjuvante -  Ariana DeBose por Amor, Sublime Amor

O papel de Anita sempre é desafiador para qualquer atriz que trabalhe com o material de Amor, Sublime Amor. No caso, neste remake dirigido por Steven Spielberg, de todo o elenco, o destaque ficou mesmo para Ariana DeBose. Anita é a melhor amiga de Maria e acaba envolvida no conflito de gangues que ronda o amor proibido de Maria e Tony.

Melhor Montagem - King Richard: Criando Campeãs ou Tick, Tick, Boom

Uma das mais difíceis de acertar é a de Montagem, responsável pela edição de vídeo do longa. Com dois filmes já premiados nas principais cerimônias do ano, a disputa estará entre King Richard e o musical da Netflix Tick, Tick… Boom! focado na crise dos 30 anos de um musicista desesperado que ainda não conseguiu emplacar nenhum grande sucesso durante seu começo de carreira.

Melhor Som - Duna

Ainda que muito prejudicado pelo lançamento híbrido nos cinemas e na HBO Max, muita gente não pode conferir o longa em uma verdadeira sala de cinema equipada com o melhor sistema de som disponível, mas quem conseguiu, sabe que Duna conta com uma das melhores mixagens e edição de som da história recente.

Com barulhos futuristas das elegantes máquinas de viagem interestelar em contraste com os sons metálicos rudimentares dos veículos abandonados de Arrakis, com os sons graves assustadores dos vermes da areia, Duna é mesmo memorável para os ouvidos.

Melhores Efeitos Visuais - Duna

Assim como a categoria técnica de som, Duna deve abocanhar o prêmio de efeitos visuais, pois não só a cinematografia de Greig Fraser que é excelente, mas toda a junção de efeitos especiais práticos com computação gráfica para dar vida aos ambientes áridos de Arrakis e toda a identidade visual de cada um dos planetas apresentados ao longo das quase três horas de filme. Com soluções tecnológicas inteligentes para criar a ilusão da uniformidade visual de toda a obra.

Melhor Animação - Encanto

Ainda que haja uma ligeira chance do criativo e divertido A Família Mitchell contra as Máquinas surpreender e levar o Oscar de animação, o grande favorito da categoria é Encanto, da Disney, que tem mais dois filmes indicados.

Em Encanto, acompanhamos a família Madrigal, agraciada com superpoderes e incríveis habilidades fundamentais para ajudar a comunidade local. Entretanto, enquanto sua família inteira é agraciada com esses milagres, a curiosa Mirabel é a única que não recebe poder algum, se tornando uma ovelha negra na família e um caso de mistério.

Melhor Direção - Jane Campion por Ataque dos Cães

É muito improvável que Jane Campion não ganhe seu segundo Oscar da carreira por Ataque dos Cães. O thriller de violência suprimida da Netflix é conduzido com elegância por uma direção que remete ao experimentalismo de uma Hollywood dos anos 1970.

Com muita sutileza e detalhes importantes subentendidos, incluindo o final do filme, Campion torna Ataque dos Cães um filme bastante memorável, mas para um certo nicho de público que aprecia filmes mais lentos e densos.

Melhor Filme - No Ritmo do Coração ou Ataque dos Cães

O Oscar principal da cerimônia está disputadíssimo entre No Ritmo do Coração e Ataque dos Cães. Entretanto, nos esforços da Academia em tornar a cerimônia novamente popular, é mais provável que No Ritmo do Coração seja o principal premiado da noite já que se trata de uma dramédia extremamente acessível para todos os públicos enquanto Ataque dos Cães se trata mais de um longa arthouse, cult e nichado.

Ainda assim, há chances para Ataque dos Cães, que conseguiu prêmios importantes em outras disputas como o BAFTA e o DGA na temporada. Já No Ritmo do Coração também conquistou outros dois prêmios que sempre indicam uma alta chance de vitória na categoria principal do Oscar com o prêmio de Melhor Elenco no SAG e o de Melhor Produção no PGA.