Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e divulgado nesta quarta-feira,23, mostra uma pequena variação de 0,2 ponto de fevereiro para março, passando de 62,0 pontos para 61,8.  

O resultado, acima da linha divisória dos 50 pontos, indica que os empresários estão confiantes para os próximos seis meses. Já em relação a março de 2021, o Índice teve desempenho positivo ao apresentar crescimento de 6,7 pontos.  

O estudo destaca ainda que o indicador de Expectativas sofreu redução de 2,9 pontos de fevereiro para março, passando de 67,4 para 64,5 pontos. Enquanto o de Condições Atuais aumentou 5,1 pontos neste mesmo período ao atingir 56,3 pontos.  

Com isso, os dois indicadores que formam o ICEI seguem acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que as expectativas dos empresários tocantinenses são otimistas, mesmo que de forma menos disseminada que em fevereiro, e que houve uma melhoria nas condições atuais de seus negócios em comparação com os últimos seis meses. Neste mesmo período o ICEI nacional ficou em 55,4 pontos. 

A técnica em pesquisa da Fieto, Gleicilene Bezerra, observa que o empresário do Tocantins se mostrou mais confiante para os próximos seis meses que o restante do país, mesmo com o ICEI apresentando uma pequena variação no período em análise. “O segmento industrial otimista tende a aumentar o nível de investimento, importante para esse período de recuperação”, avalia.