Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) e mais cinco sindicatos representantes das categorias da saúde reiniciam nesta semana a campanha ‘Equiparação Já’, que busca corrigir a diferença salarial entre servidores de mesmo cargo, nível e função do quadro da saúde em relação ao quadro geral. Inicialmente serão realizadas postagens nas redes sociais e posteriormente outras ações de cobrança.

Segundo o Sisemp, atualmente os servidores de nível superior da saúde, como odontólogos, médicos, biólogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros recebem 37% a menos que os servidores também de nível superior, e das mesmas categorias, que são lotados no quadro geral.

A distorção acontece em razão da incorporação, em 2011, da Gratificação por Exercício de Atividade de Nível Superior (Gaens), no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral. "Como essa gratificação não existia na saúde, gerou uma situação de injustiça, em que o salário do servidor que exerce a mesma função na saúde é bem menor do que o do quadro geral. Um psicólogo que atua na saúde ganha mais de R$ 2 mil a menos que um psicólogo que atua na Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo", explica o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

De acordo com o sindicato, estes servidores buscam a correção desta disparidade há anos, "Com avanços e retrocessos. Sendo que entre o final de 2019 e início de 2020 uma proposta chegou a ser discutida com a gestão municipal. Entretanto, devido a pandemia por covid 19 a proposta ficou parada, em razão da regulamentação que não permitiu aumento salarial durante o período. Com a retomada à normalidade, os servidores impactados buscam a correção do que consideram uma injustiça", é ressaltado. 

"A própria pandemia deixou clara a importância dos profissionais da saúde e a dedicação destes para a sociedade. Não é justo que essas categorias sejam as que recebem o menor salário na Prefeitura de Palmas", concluiu Albuquerque.

Participam da campanha os Sindicatos dos Fisioteraputas, dos Cirurgiões Dentistas, dos Médicos, dos Enfermeiros e dos farmacêuticos. 

Categorias Injustiçadas, segundo o Sisemp:

Odontólogo; Psicólogo; Químico Sanitarista; Terapeuta Ocupacional; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Inspetor Sanitário; Médico; Médico Veterinário; Nutricionista;Assistente Social; Biólogo; Biomédico Enfermeiro; Educador Físico; Farmacêutico.