Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Oscar 2022 aconteceu na noite de 27 de março premiando com o maior troféu da noite, pela primeira vez na história, um longa produzido por um serviço de streaming com No Ritmo do Coração.

Em uma cerimônia que ficou marcada pela violência de Will Smith contra o comediante Chris Rock após uma piada indigesta sobre Jada Pinkett Smith, todo o clima de festa ficou eclipsado pelo acontecimento em uma edição que já tinha preferido remover oito categorias da transmissão ao vivo do evento.

Sendo uma das edições mais previsíveis dos últimos anos, o Oscar 2022 ao menos pode se orgulhar por ter conseguido reunir uma seleção excelente de grandes filmes que, felizmente, já estão disponíveis com fácil acesso para inúmeros espectadores graças aos serviços de streaming.

Confira os principais destaques que você já pode conferir no conforto de sua casa com o auxílio do Whatsapp da SKY.

No Ritmo do Coração - Amazon Prime Vídeo

Apesar de ter sido adquirido pela Apple TV, o longa No Ritmo do Coração está disponível no Brasil através do streaming da Amazon. O filme focado nos desafios de uma família deficiente auditiva conquistou três Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante pela performance divertida e emocionante de Troy Kotsur, o primeiro ator surdo a receber a estatueta na História.

O filme se trata de um remake do francês A Família Bélier que já fazia bastante sucesso na grade do Telecine anos atrás. Na história, acompanhamos a família Rossi que é totalmente deficiente auditiva, menos a filha caçula Ruby que faz a ponte de comunicação da família para com o mundo externo. Entretanto, com a proximidade da faculdade e descobrindo almejar estudar música pela paixão em cantar, Ruby pode pôr em cheque toda a sobrevivência da família que não se integra na comunidade local.

Duna - HBO Max

No fim das contas, Duna foi o filme mais premiado da cerimônia do Oscar ao conquistar 6 estatuetas. Ao todo, quase todas as categorias técnicas ficaram com a ficção científica de Denis Villeneuve. O filme possui os Oscar de Melhor Som, Efeitos Visuais, Fotografia, Trilha Musical, Montagem e Design de Produção.

Ou seja, Duna é um manjar para os olhos e para os ouvidos, pois o filme é realmente extremamente belo, embora o ritmo seja um pouco vagaroso para alguns espectadores. Adaptando o livro de Frank Herbert, o longa traz a primeira parte da história de Paul Atreides, filho do líder da família Atreides que se torna a responsável pela extração de spice no planeta Arrakis. A iguaria é fundamental como combustível para permitir viagens interestelares.

Entretanto, ao chegarem em Arrakis, os Atreides logo descobrem que o plano do Imperador Galáctico se trata de uma emboscada. Em conluio com os nefastos Harkonnen, a casa Atreides terá de sobreviver a uma guerra surpresa deflagrada em questão de minutos orquestrada pelo Imperador.

Ataque dos Cães - Netflix

O longa que também que era favorito ao Oscar de Melhor Filme, no fim, acabou somente com a premiação de Melhor Direção para Jane Campion que já havia conquistado uma estatueta com O Piano nos anos 1990.

O sucesso da Netflix se trata de um filme quase anacrônico, tecendo um ritmo lento e uma história repleta de subjetividade com uma elegância que facilmente pertenceria ao movimento da Nova  Hollywood em 1970.

Com críticas certeiras ao comportamento de masculinidade tóxica, divórcio e aprisionamento de identidade, Ataque dos Cães é todo sobre violência, ainda que velada. Os temas são complexos e profundos ao trazer a aparentemente simples história dos irmãos Burbank, rancheiros ricaços que encaram a vida de modo diferente. Quando um deles decide se casar com uma mulher divorciada e mãe de um filho esquisito, rapidamente a frágil relação entre todos se torna um pesadelo.

Encanto - Disney+

Era muito improvável que a Disney não faturasse o Oscar de Melhor Animação neste ano, afinal ela contava com três dos cinco indicados. Entretanto, entre Luca e Raya, quem levou a melhor foi Encanto, longa focado em uma família colombiana agraciada com poderes mágicos misteriosos.

Com a família mágica controlada pela matriarca e avó Alma, todos os integrantes de sangue dos Madrigal possuem poderes úteis para ajudar toda a vila que foi construída nos arredores de sua casa. Porém, somente Mirabel que, na idade de receber seu “milagre”, nada acontece e acaba por se tornar uma ovelha negra na família.

Entretanto, ela mal sabe que pode ser a peça principal tanto para a destruição dos Madrigal ou quanto para restaurar toda a família que sofre com problemas afetivos.

Amor, Sublime Amor - Disney+

O remake de Steven Spielberg de Amor, Sublime Amor também é o primeiro musical de sua longa e prolífica carreira. Indicado a diversos Oscar, o longa conseguiu conquistar o de Melhor Atriz Coadjuvante para Ariana DeBose interpretando Rita - o mesmo papel que Rita Moreno conquistou o Oscar.

Extremamente fiel ao material original do musical que conquistou a Broadway, o remake ainda traz todo o charme e elegância dessa releitura de Romeu e Julieta para os anos 1960. A narrativa revolve entre duas gangues rivais, os Jets, americanos racistas, e os Sharks, porto-riquenhos violentos que praticam a xenofobia da própria forma.

O embate acontece quando Tony, melhor amigo do líder dos Jets, acaba se apaixonando pela frágil Maria, irmã do violento líder dos Sharks, motivando que as duas gangues entrem em uma guerra até a morte. O problema é que as consequências para o casal serão graves e trágicas, refletindo uma juventude destruída no pós-guerra.

King Richard: Treinando Campeãs - HBO Max

O favoritismo de Will Smith foi confirmado na noite da cerimônia do Oscar e o ator conquistou o seu primeiro prêmio na Academia, mas ofuscou completamente o maior momento de sua carreira por causa da briga momentos antes com o comediante Chris Rock em uma confusão que marca o episódio mais triste da história do Oscar.

O papel que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator foi justamente encarnando o treinador Richard Williams na cinebiografia que traz a emocionante história da jornada sofrida encarada por Williams e sua fé inabalável no talento e dedicação das tenistas Venus e Serena Williams, consideradas como umas das melhores das História do esporte.