Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para fomentar a prática entre os jovens, realiza o I Dança Tocantins. A etapa Regional de Araguatins inicia as inscrições nessa segunda-feira, 4, e segue até 8 de abril. A iniciativa tem o objetivo de incentivar talentos dos estudantes e revelar projetos artísticos das escolas estaduais do Tocantins.

O concurso é unicamente para os alunos que estejam matriculados na rede estadual, podendo concorrer na categoria solo ou em grupo, com até quatro membros. Para participar do Dança Tocantins é necessário enviar para a escola um vídeo, sem edição, de até um minuto, com uma coreografia de dança. A unidade de ensino será responsável por selecionar os vídeos e efetivar a inscrição pelo e-mail dancatocantins@seduc.to.gov.br, junto com a documentação exigida.

Para a diretora regional de Educação de Araguatins, Joelma Lopes, o Dança Tocantins representa a oportunidade de reconhecer e resgatar projetos artísticos estudantis “Além de mostrarem o talento dos nossos alunos, há também a questão da socialização com outras escolas e municípios. Uma competição saudável e prazerosa. Temos muitos talentos na rede estadual, jovens que esperavam por este momento que permitirá que demonstrem suas habilidades na dança”, destacou.

Etapas do concurso

A competição é dividida em duas etapas: Regional (on-line) e Estadual (presencial). Na primeira fase, a cada semana, são lançados vídeos dos estudantes de uma regional no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, por meio de duelos (disponíveis para a votação por 24 horas), até que seja definido o vencedor da Regional.

Os primeiros colocados das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, prevista para ser realizada em Palmas, no dia 5 de agosto de 2022. No final presencial, os estudantes serão avaliados por uma comissão de jurados.

Premiação

Serão premiados os três primeiros colocados das categorias solo e em grupo: Os 1º e 2º colocados receberão aparelhos celulares e o 3º lugar ganhará um tablet. As escolas dos vencedores serão contempladas com um notebook, cada.