Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcelo Les

Foto: Marcelo Les

Canções de artistas regionais do Tocantins ganharão versão clássica com interpretação da Orquestra Viva Música. É o projeto “Tocantins em Concerto” que traz repertório de artistas como Genésio Tocantins, Dorivã, Braguinha Barroso e Lucimar, interpretado por eles mesmos, com acompanhamento de orquestra composta por cerca de30 instrumentistas. 

A realização é da Associação Viva Música e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

A circulação terá estreia no dia 30 de abril, em Araguaína, e estará também em Gurupi (7/05), Palmas (21/05) e Paraíso do Tocantins (28/05). Em cada município, o projeto contará com participações especiais, como a do Projeto Veredas, em Palmas. Os ingressos serão trocados por 1 quilo de alimento não perecível, que serão distribuídos a instituições beneficentes de cada município contemplado com o projeto.

De acordo com o presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, o projeto cumpre funções culturais e sociais, visando à expansão e popularização da música do cancioneiro regional tocantinense. “É com muita satisfação que anunciamos o Tocantins em Concerto e estamos muito felizes de poder levar a nossa arte com a valorização da música regional e a democratização da música clássica”, expressa o artista.

O repertório será entoado pelos próprios artistas regionais, sob a batuta de Bruno Barreto, acompanhado da orquestra com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos. A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa.

Viva Música

A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto. Ao longo da sua existência, a orquestra participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica.

Agenda

30 de abril - Araguaína/TO (Faculdade Católica Dom Orione);

7 de maio - Gurupi/TO (Centro de Convenções Mauro Cunha);

21 de maio - Palmas/TO (Local a ser definido);

28 de maio - Paraíso do Tocantins (Teatro Cora Coralina).