Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcelo Les

Foto: Marcelo Les

Uma noite para se emocionar e se divertir com a celebração do cancioneiro popular tocantinense. Assim foi a estreia do projeto Tocantins em Concerto, que aconteceu no último sábado, 30, em Araguaína, no Norte do Estado. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o concerto musical, no auditório Padre Remígio Corazza, apresentado pela Orquestra Viva Música e os músicos Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins e Lucimar.

O repertório foi composto por canções autorais dos mestres da música popular tocantinense, acompanhado por cerca de 30 instrumentistas, sob a regência do maestro Bruno Barreto, com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos.

A administradora Carla Emanuelly Damasceno esteve presente na apresentação em Araguaína. Ela conta que já acompanhava a carreira dos artistas regionais, mas impressionou-se com a energia do concerto com a orquestra. “Foi arrepiante e muito emocionante cada acorde, cada interpretação. Passei a admirar ainda mais a cultura regional e considero muito importantes projetos como estes que valorizam, merecidamente, os nossos artistas regionais e leva democratização da arte”, afirmou.

Um dos artistas pioneiros da música em Araguaína, o músico Madian Braga declarou que o projeto é uma forma de reconhecimento da arte e cultura produzida no Tocantins. “Foi uma exaltação à cultura regional com um alto nível de produção. Elevar as canções desses colegas da música regional com a interpretação da Orquestra Viva Música nos enche de orgulho de integrar essa classe musical tão talentosa do nosso Estado”, afirmou Braga. Outro músico de Araguaína que prestigiou a estreia do Tocantins em Concerto foi o Luiz Tupiniquim, que é