Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do Instituto Indígena (Indtins) levaram reivindicações de melhorias para Saúde Indígena na 56ª reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Tocantins. O encontro aconteceu de terça a quinta-feira (3 a 5 de maio) no prédio do Instituto Federal do Tocantins, em Araguaína.

Entre os representantes do Indtins estavam presentes, Célio Kanela, tesoureiro da Instituição, Mikael Javaé, Ibederi Javaé, e o vereador Robson Aritanã Javaé.

Célio Kanela explica que entre as reivindicações do Instituto está o estabelecimento de um processo transparente de contratação, acompanhado pelos Conselhos Indígenas; a criação de editais que priorizem a contratação dos indígenas locais de cada etnia, e também o fim do nepotismo na saúde indígena.

O ativista cita ainda as várias reclamações dos líderes das comunidades relativas à péssima condição de infraestrutura das unidades de saúde. Segundo ele, "há unidades de saúde caindo, paredes rachadas, telhados e forro caindo e denúncia de mau atendimento nos hotéis que recebem pacientes indígenas”, afirma. 

Célio Kanela acrescenta também a necessidade de contratação pelo estado do Tocantins de profissionais indígenas em hospitais em que haja atendimento da população originária, de modo a garantir a humanização desse atendimento e evitar situações de discriminação.

Outra demanda do Instituto é a transparência das metas estabelecidas pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). “A Sesai faz o plano de cobertura vacinal, de quantitativo de atendimentos odontológicos, atendimento médico, etc, e na maioria das vezes não são concluídos. Queremos saber por que não estão sendo alcançados”, detalha Célio Kanela.

Os próximos passos após a reunião é acompanhar se as medidas solicitadas pelo Indtins serão adotadas pelos distritos de saúde Indígena e pelo Governo tocantinense.

Colabore com o Indtins

Uma organização não governamental sem fins lucrativos o Instituto Indígena do Tocantins é formado apenas por membros do Povo Originário e visa lutar pela defesa dos direitos indígenas no Estado. Para contribuir com a instituição é possível enviar denúncias de violação dos direitos indígenas por meio de preenchimento de formulário online, além de se voluntariar no Instituto ou mesmo seguir suas redes sociais: Instagram e Facebook.

Tags: Indtins, Sesai