Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, junto com outras autoridades, entregou nesse último sábado, 7, duas pontes de concreto no PA (Projeto de Assentamento) Caracol e na região da Gurgueia, que beneficiam diretamente 350 famílias. O evento faz parte do calendário com 25 inaugurações e eventos de maio a julho, nas áreas de Infraestrutura, Planejamento, Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Educação e Saúde.

“Araguaína consome tudo o que vocês produzem, por isso mesmo de baixo de chuva nós conseguimos entregar as pontes para vocês. São estrutura de qualidade que vão resistir por muitos anos. Continuaremos investindo na zona rural, com manutenção do Programa Máquinas na Estrada e o calçamento das áreas comuns dos assentamentos e povoados”, afirmou Wagner.

Na oportunidade, o prefeito ainda assinou a ordem de serviço para construção de uma ponte que vai facilitar o acesso entre a região da Gurgueia e a TO-222. As pontes fazem parte do Programa Travessia, que já entregou 17 das 31 unidades em construção. Dessas, 22 são realizadas com recursos próprios do Tesouro Municipal.

Duas novas pontes

A ponte no PA Caracol é a conexão mais rápida dos moradores da região com a cidade. Sem ela, o caminho mais próximo para uma rodovia é por Aragominas. A agricultora Rita de Sousa, de 61 anos, citou a economia para entregar os alimentos que vende integralmente para os programas de alimentação escolar e Compra Direta. “Por conta da situação precisava fazer duas viagens e era um dia todo para entregar. Agora, faço tudo pela manhã”.

A outra ponte inaugurada fica sobre o Córrego Grotão, nas proximidades do Ribeirão Gurgueia, que dá nome à região. A unidade dá acesso a BR-153, pouco à frente do Setor Ponte. “Eu conheço o estado inteiro e a prefeitura de Araguaína é a que melhor está trabalhando na zona rural”, afirmou o produtor rural Silvio Luiz Camargo, 53 anos.

Mais inaugurações

Outras quatro pontes foram construídas na estrada do Povoado Coco Salviano e 3 na estrada do PA Caju Manso, e serão entregues no próximo dia 12. Ainda na área de infraestrutura, já no dia 24, haverá a inauguração de três passarelas construídas sobre o Córrego Neblina, na região central da cidade. O objetivo é facilitar a travessia de moradores que vão à região para consumir nos bares, restaurantes, cinema e comércio em geral, além de academia e igreja. No mesmo dia serão reintroduzidos mais 10 mil alevinos no Lago Azul.

Segue a programação

A inauguração das calçadas acessíveis em importantes trechos da Avenida Cônego João Lima, no Setor Entroncamento, e também na Avenida Castelo Branco, nas proximidades da Vila Couto, será no dia 7 de junho. Na Avenida Cônego são quase 6 km de calçadas e na Avenida Castelo Branco são 2,3 km.

Infraestrutura nos bairros

A infraestrutura de qualidade também está chegando para os moradores dos setores Jardim Beira Lago, Jardim Filadélfia (Tecnorte), Jardim Paulista, Santa Mônica e Santa Helena. Os serviços são de pavimentação em CBUQ, drenagem superficial e profunda, calçadas com acessibilidade de áreas urbanizadas, sinalização horizontal e vertical serão inaugurados no dia 26 de junho.

Programação completa

Maio

Dia 12 (quinta-feira)

- Inauguração de quatro pontes no Caju Manso.

Dia 24 (terça-feira)

- Soltura de mais 10 mil alevinos no Lago Azul;

- Inauguração das passarelas da Marginal Neblina.

Dia 27 (sexta-feira)

- Reinauguração do CEO (Centro Especializado em Odontologia). 

Dia 28 (sábado)

- Festival Gastronômico no Povoado Água Amarela.

Dia 31 (segunda-feira)

- Inauguração das obras de ampliação da UPA.

Junho

Dia 7 (terça-feira)

- Inauguração das calçadas acessíveis das avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco.

Dia 10 (sexta-feira)

- Entrega de mais 300 títulos do Casa Legal.

 Dia 14 (segunda-feira)

- Inauguração da UBS do Distrito Novo Horizonte e do Ginásio Poliesportivo do Distrito Novo Horizonte.

Dia 22 (quarta-feira)

- Inauguração da Clínica da Mulher.

Dia 24 (sexta-feira)

- Festival Gastronômico da Nova Feirinha.

Dia 26 (segunda-feira)

- Inauguração da infraestrutura dos setores Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Jardim Paulista, Vila Bragantina e Tecnorte.

Dia 29 (quarta-feira)

- Inauguração da Primeira Etapa da Via Norte.

Dia 30 (quinta-feira)

- Araguaína para Cristo: show com Jake Trevisan.

Julho

Dia 1 (sexta-feira)

- Araguaína para Cristo: show com bandas locais.

Dia 2 (sábado)

- Araguaína para Cristo: show com Nívea Soares e Mariana Valadão.

 Dia 5 (terça-feira)

- Inauguração da UBS do Setor Tereza Hilário.

Dias 8 a 10 (quarta a sexta-feira a domingo)

- Festival Gastronômico e Torneio de Pesca do Garimpinho.

Dia 12 (terça-feira)

- Soltura de mais 10 mil alevinos no Lago Azul.

Dia 15 (sexta-feira)

- Inauguração da infraestrutura do Bairro de Fátima.