Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Célio Moura (PT-TO) denunciou nessa terça-feira, 17, em pronunciamento na Câmara dos Deputados, o abandono do povo Apinajé pela Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai) e pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele visitou uma das aldeias no município de Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, onde foi recebido pelo cacique Oscar, que reclamou da falta de atendimento da Sesai.

Célio disse ainda que os indígenas da nação Apinajé estão em estado de protesto e que recentemente ocuparam a sede da Sesai em Tocantinópolis para reclamar da falta de atendimento da saúde dos indígenas. “Estive no final de semana com indígenas da nação Apinajé e eles denunciaram a falta de atendimento médico por parte da Secretaria de Saúde Indígena e também da Funai. Me disseram que já houve mortes de indígenas por falta de atendimento médico”, informou ao plenário. 

O deputado disse ainda que há descaso e abandono dos indígenas por parte dos governos federal e estadual, assim como pela Funai, órgãos que deveriam dar assistência aos indígenas. “É uma vergonha sr. Presidente que os órgãos que deveriam dar assistência aos povos indígenas, os deixe abandonados à própria sorte e vários acabem encontrando a morte, ao invés de assistência por quem tem a obrigação de cuidar dos nossos povos tradicionais”, finalizou.

No início do mês o Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS) já havia alertado para a situação precária do atendimento aos Apinagés que reclamavam de possível surto de tuberculose no grupo. 

Entre os Karajás, na Ilha do Bananal, a situação não é diferente. O cacique Diego Maurawá Karajá denunciou ao Indtins que as aldeias São João, Cutaria e Mutana, localizadas na ilha, estão sem postos de Saúde e sem transporte para possibilitar atendimento aos indígenas doentes.