O plano de ação para impulsionar o turismo de Araguaína será apresentado durante evento na quarta-feira, 25, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara). O documento que contém soluções para o setor comercial foi elaborado pela Prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet).
A etapa dá sequência ao Inventário do Turismo, levantamento que mapeou os principais pontos e estruturas do setor turístico no município, como hotéis, espaços de alimentação e de lazer. “Iniciamos com a catalogação da nossa potencialidade e, agora, o documento que apresentaremos terá soluções com base em pesquisas, que abordaram desde a gestão das atividades até a percepção da população sobre o turismo local”, explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Helter Dantas.
Investimentos no turismo
Além da pesquisa, a Prefeitura tem investido no desenvolvimento do turismo com várias obras, como a Via Lago e o Eco Parque Cimba, já construídos, a modernização do Aeroporto Regional de Araguaína, a reforma e ampliação do Espaço Cultural, e a construção dos centros de Canoagem e de Convenções. Além de eventos como o São João do Cerrado, Corrida do Trabalhador e o Torneio de Pesca Esportiva do Garimpinho.
Outros investimentos estão planejados no turismo para os próximos anos, como mais 4 parques ecológicos: Raizal, São Miguel, Baixa Funda e Nascentes do Neblina, e os festivais gastronômicos da Nova Feirinha, Água Amarela e Garimpinho.
Catálogo de lazer
O Inventário do Turismo de Araguaína foi apresentado a empresários e estudantes em maio. O documento apresentou um grande potencial para o desenvolvimento do turismo, devido à biodiversidade da fauna e flora em área de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia e, portanto, à beleza cênica e natural decorrente desta transição ambiental. Os segmentos do turismo que se destacam em Araguaína são: Turismo de Pesca, Turismo Náutico, Turismo de Negócios e Eventos e Turismo de Sol e Praia.